Por que a barriga estufa?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

O motivo é a alta concentração de dióxido de carbono presente nelas e, consequentemente, quanto mais bebemos mais gases ingerimos. A consequência é que todo esse excesso de gás fica preso no intestino e pode causar um inchaço bastante descartável e até cólicas.

Possíveis causas do “estufamento”
Umas das razões mais conhecidas para o estômago inchado é o excesso de gases, resultante de maus hábitos alimentares, falta de exercício físico e combinações de alimentos difíceis de digerir (repolho, brócolis, feijão e batata).

Fazer massagem abdominal: outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo. Tomar chás: tomar chá de erva-cidreira com funcho e de carqueja ao longo do dia também é uma boa opção.

7 alimentos que estufam a barriga

  1. Feijões e lentilha. O feijão e a lentilha são leguminosas ricas em proteínas, carboidratos, fibras, além de várias vitaminas e minerais. ...
  2. Bebidas com gás. ...
  3. Trigo. ...
  4. Vegetais crucíferos. ...
  5. Cebola. ...
  6. Leite e derivados. ...
  7. Maçã

Metrópoles dá dicas para perder preciosos centímetros da barriga em pouquíssimo tempo

  1. 1 – Pacito a pacito. ...
  2. 2 – Feijão? ...
  3. 3 – Capriche na água. ...
  4. 4 – Troque algumas refeições por líquidos. ...
  5. 5 – O tal do chá… ...
  6. 6 – Um pouco de abdominal. ...
  7. 7 – Massagem “milagrosa”

A simeticona é um ingrediente ativo muito eficaz para aliviar os sintomas associados a gases e dores causadas por um estômago inchado.

Em outras palavras, a atenção deve ser redobrada quando a instalação de gases é abrupta ou quando há perda de peso, presença de sangue nas fezes ou sensação de “gás” no tórax.

Fique de joelhos sobre o chão ou colchonete. Encoste a cabeça nos joelhos e eleve o bumbum. Esse movimento, aliado à força da gravidade, fará com que os gases subam e sejam eliminados, aliviando a dor.

Alimentação saudável para perder barriga: o que fazer?

  1. Não coma açúcar e evite bebidas açucaradas.
  2. Comer mais proteína é uma ótima estratégia a longo prazo.
  3. Cortar carboidratos da sua dieta.
  4. Coma alimentos ricos em fibras, especialmente fibras viscosas.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Esses sintomas podem estar relacionados a várias causas como excesso de gases no estômago, intolerância a algum alimento, intestino preso, menstruação, entre outros. Estudos apontam que, em média, o inchaço atinge de 16% a 31% da população em geral.

Doenças que podem causar gases

  • síndrome do intestino irritável;
  • intolerância à lactose;
  • doença celíaca;
  • gastroenterite aguda;
  • insuficiência pancreática;
  • entre outras.

Nesses casos, o melhor tratamento é mudar os hábitos alimentares. Beber bastante água, comer somente o necessário e evitar alimentos que produzem gases como feijão e repolho são as principais recomendações. Deve-se ainda evitar alimentos de difícil digestão como a carne vermelha e bebidas gaseificadas.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
“Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.

“Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Além de evitar carboidratos simples, em um jantar para perder barriga é preciso incluir fibras no cardápio. Ou seja, quinoa, chia, linhaça, frutas e verduras aumentam a saciedade e diminuem a absorção de gordura.