Por que a barriga cresce na menopausa?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

Durante a altura da menopausa, a distribuição do tecido adiposo muda de forma específica, acumulando excesso de gordura no abdómen, causando a famosa “barriga” – aquela que mói e demora a ir embora. A melhor estratégia é não esperar que ela se instale, mas sim contrariá-la aos primeiros sinais(2).

Para emagrecer na menopausa a receita é só uma: alimentação saudável e natural aliada a uma boa rotina de exercícios. E sobre isso é importante diminuir o consumo de alimentos processados, açucarados e ricos em gorduras ruins.

Tratamentos para barriga hormonal
Uma boa dica é incluir uma rotina de práticas de exercícios físicos e reeducação alimentar, optando por uma alimentação mais equilibrada e saudável.

A caminhada é a atividade física mais acessível, porque pode ser realizada em qualquer lugar. Assim, estimula a reposição óssea e preserva a elasticidade das artérias e ainda queima calorias, contribuindo para a manutenção do peso ideal.

Alimentos para evitar na menopausa

  • Salgadinhos e biscoitos. ...
  • Produtos apimentados. ...
  • Alimentos para evitar na menopausa: fast-food. ...
  • Álcool. ...
  • Alimentos para evitar na menopausa: cafeína. ...
  • Carnes gordurosas.

Durante a altura da menopausa, a distribuição do tecido adiposo muda de forma específica, acumulando excesso de gordura no abdómen, causando a famosa “barriga” – aquela que mói e demora a ir embora. A melhor estratégia é não esperar que ela se instale, mas sim contrariá-la aos primeiros sinais(2).

Um pouco mais tarde, em torno dos 35 anos, inicia-se a fase do climatério, que se prolonga até os 65 anos de idade da mulher. Essa fase apresenta vasta sintomatologia, que circula entre mudanças físicas, psicológicas e sociais.

Então, a única forma de corrigir o problema é por meio da cirurgia plástica de abdômen, também conhecida como abdominoplastia. Nesse procedimento, o médico sutura esses músculos na região central do corpo, usando uma técnica chamada de plicatura. Assim, ele recompõe a parede abdominal.

Democrática por natureza, a caminhada é um ótimo exemplo de exercícios na menopausa, pois envolve poucos riscos. Além disso, ela pode ser feita na esteira, na academia ou mesmo no seu bairro, em sessões de 30 minutos três ou quatro vezes na semana.

Proteínas: ovos, carnes magras (como frango), atum, sardinha, iogurte natural, queijos em quantidades moderadas, feijão, lentilha. Esse grupo é importante para aumentar a saciedade.

O período que antecede a menopausa e a pós-menopausa é cheio de desafios. A mulher enfrenta diversos desconfortos, como aumento da gordura corporal e dificuldade no emagrecimento. Isso acontece devido aos níveis de estrógenos, que vão diminuindo ao longo do tempo, provocando várias alterações no corpo feminino.

Perder peso tem o mesmo efeito. Por isso, quanto mais peso você perde, mais forte é o efeito da leptina. A leptina é, portanto, um dos hormônios para emagrecer.

grelina

Os hormônios também têm papel importante. Enquanto a grelina faz sentir fome, altos níveis de T3 e 74 aceleram o metabolismo e podem ajudar a perder peso, por exemplo.

Os hormônios femininos podem causar inchaço por vários motivos. Por exemplo, o estrogênio causa retenção de líquidos; esse mesmo hormônio e a progesterona podem acelerar ou retardar a motilidade dos músculos estomacais e, por sua vez, causar gases; e ainda tem o aumento do útero pouco antes da menstruação.

Veja quais:

  1. Faça uma boa ingestão de água diária. ...
  2. Coma fibras, por meio do consumo de frutas e vegetais;
  3. Controle o consumo de itens refinados e industrializados;
  4. Diminua a ingestão de gorduras saturadas, como carnes vermelhas, queijos e manteiga;
  5. Capriche na ingestão de ômega-3 e carnes brancas.

Os alimentos indicados são: cereais integrais (arroz, quinoa em grãos, aveia, amaranto), frutas e verduras amarelas e vermelhas, as hortaliças e folhosos verdes, ovo cozido, oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) gérmen de trigo, semente de girassol, gergelim e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões, grão de bico);

O suco de maracujá atua como calmante natural, enquanto a lecitina da soja contém fitohormônios que ajudam a regular as ondas de calor que costumam acontecer na menopausa. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir. Recomenda-se beber este suco 3 vezes por dia.