Por que a banana pode ser extinta?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Você sabia que a banana do jeito que você conhece está ameaçada de extinção? Graças a uma praga conhecida como Mal do Panamá, os exemplares de banana do subgrupo Cavendish podem acabar sendo dizimados caso nada seja feito a respeito doa situação.

O que alguns não sabem é que a banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta. As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce.

As baixas temperaturas atingiram em cheio a produção porque retardaram o metabolismo das bananeiras, uma planta de clima tropical que precisa de calor para dar frutos. Por isso, a produção gaúcha está ainda com baixa oferta. "A produção que vem de fora também tem baixa oferta e oferece um preço mais alto.

Alimentos geneticamente modificados são comuns, seja para aprimorar o sabor, aumentar os nutrientes ou o tamanho, fato é que a seleção genética vem sendo aplicada há muitos e muitos anos para selecionar os melhores frutos. A banana foi modificada para não ter mais sementes e ficar maior, tornando-a de fácil consumo.

Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos. A história registra a antigüidade da cultura. As sementes das bananeiras primitivas, que eram férteis, teriam tido 2 cm.

Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não. Popularmente falando está correto, porque se convencionou chamar de fruta partes comestíveis e geralmente doces das plantas.

Não se trata da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. A Tropical Race 4 (TR4) afeta bananas. Também conhecida como mal-do-Panamá, é causada pelo fungo Fusarium oxysporum, que vem destruindo as fazendas de banana nos últimos 30 anos.

Banana, fruta mais consumida no mundo.

As bananas originais não eram comestíveis. Cheias de sementes duras, acredita-se que elas eram cozinhadas para servirem como alimento, ou não teria valido a pena cultivá-las. A versão moderna pode ter começado na região da Papua Nova Guiné, dez mil anos atrás.

As variedades que consumimos provavelmente se originaram na Ásia. Lá a banana é cultivada há mais de 4 mil anos.

A banana está entre as frutas mais baratas em muitos países do mundo. Mas este não é o caso da Tunísia. No país, a fruta é cerca de 30% mais cara do que na Grã-Bretanha, por exemplo.

São Paulo

São Paulo é o maior estado produtor de banana com 1 milhão de toneladas e participação de 15,3% do total Brasil.

Por que as frutas estão mais caras? Primeiramente, o custo para os produtores agrícolas é alto, assim, este é um dos principais motivos para o aumento no preço das frutas, de acordo com Maria Luiza Zacharias, diretora de novos negócios na Horus, uma empresa de inteligência de mercado.

banana

A banana que conhecemos foi completamente criada pelo homem, através de cruzamento e seleção, partindo de bananas selvagens forradas de sementes como essa de cima. Aliás, quase todas as plantas que comemos tinham muito menos “recheio”, e a seleção feita pelo ser humano é que as deixou como conhecemos hoje.

Se um cientista olhasse para a sequência de DNA de uma banana e a comparasse com o DNA de um humano, ambos não se alinhariam. Portanto, compartilhamos cerca de 50% dos nossos genes com a banana, o que representa de fato aproximadamente 2% do nosso DNA.

Virgolino Faneca apalpa a fruta da dona Preciosa para prever o futuro.

Uma das mais antigas frutas descobertas pela humanidade, a uva é o fruto da árvore Videira, planta da espécie Vitis Vinifera. Teve seus primeiros registros há cerca de 6 mil a 8 mil anos, no período Neolítico, na região do Oriente Médio.

“O solo vulcânico de Noronha e o clima possibilitam frutos grandes, mas confesso que fiquei surpresa com o tamanho da banana, se não é a maior do mundo, é pelo menos a maior da ilha”, disse a bióloga. Ela também observou que os frutos são mais finos e sinuosos.

A jabuticaba-branca é uma espécie rara, endêmica da região da Mata Atlântica e que, infelizmente, está ameaçada de extinção.