Por que a banana e radioativa?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Uma banana é naturalmente radioativa. Pois ela contém os elementos Potássio (K) e Carbono (C) radioativos, o mesmo Carbono utilizado para estimar a idade de materiais antigos e fósseis. Além dela, existem diversos alimentos que são radioativos e são consumidos com frequência.

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40.

A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.

Mas outra fonte de antimatéria está ainda mais próxima. Por exemplo, bananas produzem-na, liberando um pósitron – a antimatéria equivalente de um elétron- a cada 75 minutos. Isso ocorre porque as bananas contém uma pequena quantidade de potássio-40, uma ocorrência natural do isótopo de potássio.

A superfície de alimentos como frutas e legumes ou alimentos para animais pode se tornar radioativa devido à deposição de materiais radioativos do ar ou da água da chuva. Os radionuclídeos passam através da cadeia produtiva de alimentos da mesma maneira que a radioatividade natural.

Outra indicação é fazer com que o suor do corpo aumente por meio de exercícios físicos e esteiras ou de saunas, para que a radiação seja eliminada pela sudorese. Em muitos casos, apenas estes métodos podem servir para que as pessoas sejam descontaminadas e liberadas.

Banana como fonte de energia
Comer duas bananas por dia contribui para dar um gás a mais já que os seus nutrientes são ricos em energia. Por a banana possuir minerais, vitaminas, potássio e baixo índice glicêmico, ela aumenta a sua resistência corporal.

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células.

  • 1 – Castanha-do-pará Aparentemente inofensivas e totalmente saudáveis, essas castanhas potencialmente lideram o ranking de alimentos radioativos, com índices elevados de potássio-40 e rádio-226. ...
  • 2 – Cerveja. ...
  • 3 – Detectores de fumaça. ...
  • 4 – Lâmpadas fluorescentes. ...
  • 5 – Algumas pedras preciosas.

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo. O acidente em Goiânia começou quando um aparelho de radioterapia foi abandonado em um ferro-velho.

A Radura é um logotipo internacional utilizado para identificar um alimento irradiado. A lei exige que, além dos dizeres referentes aos alimentos, deve constar no painel principal a frase “ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO”.

Os alimentos irradiados fazem mal a saúde ou alteram o valor nutricional? O processo de irradiação não altera em nada os alimentos. Não torna os alimentos radioativos e não altera o valor nutritivo ou o sabor dos alimentos.

Os alimentos que mais são submetidos à radiação são as frutas, os vegetais, os cereais e os derivados de animais (carnes de aves, peixes e bovinos).

A aniquilação gerada pelo contato da matéria com a antimatéria das bombas poderia gerar explosões com potencial destrutivo muito maior que o das ogivas nucleares. As distâncias que nos separam de determinados corpos celestes no espaço tornam inviáveis quaisquer tentativas de aproximação.