Por que a azeitona e preta?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

As azeitonas, sejam verdes, sejam pretas, vêm da mesma árvore e são o mesmo fruto. A variação de cor vem das diferentes épocas de colheita. As verdes são imaturas, que depois se tornam amarelas e, por fim, pretas. A azeitona preta tem um teor de óleo de 10 a 30% maior do que a verde.

Comum na mesa de petiscos, como ingrediente de pizzas, saladas e molho de carnes, a azeitona preta é, assim como a verde, proveniente da oliveira, encontrada em diversas regiões da Europa, especialmente perto do Mediterrâneo.

O jamelão, jambolão, jamborão, baguaçu, jalão, joão-bolão, topin, manjelão, azeitona-preta, ameixa roxa, baga-de-freira, oliveira, azeitona-roxa, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é o fruto da planta de mesmo nome da família Myrtaceae.

Também não há diferença entre azeitonas verdes e pretas em outro ponto: ambas possuem minerais como ferro e são ricas em antioxidantes e vitamina E. Além disso, os dois tipos de azeitona são ricos em polifenóis e flavonoides, além de possuírem benefícios anti-inflamatórios.

Pessoas com hipertensão devem consumir em poucas quantidades e deixar as azeitonas apenas para ocasiões especiais, pois devido ao sal esse alimento pode aumentar a pressão arterial nessas pessoas. Também deve ser evitada por quem tem problemas com retenção de líquidos.

Para obter os benefícios da azeitona, a quantidade recomendada de consumo é de 7 a 8 unidades por dia, somente. No entanto, em casos de hipertensão deve-se reduzir a ingestão para 2 a 3 azeitonas por dia, pois o sal presente na conserva deste fruto pode alterar a pressão arterial, causando complicações á saúde.

A azeitona é o fruto da árvore chamada oliveira. Desde a antiguidade as pessoas plantam oliveiras para consumir seus frutos e o azeite produzido a partir deles. Para os antigos gregos, o ramo de oliveira também era um símbolo de paz e vitória.

Endocarpo (caroço):
Nele encontra-se a semente da azeitona. Sua participação no peso da azeitona varia entre 10 e 27% do peso total do fruto e, dentro deste, encontra-se a semente que é rica em óleo (entre 22 e 27%) e representa, em média, 3% do peso da azeitona, independente do cultivar.

Como consumir a água da azeitona
Você pode ingerir esse tipo de água de forma natural, sem misturar com outras bebidas. Se preferir, use-a como azeite de oliva no preparo de pratos.

Em excesso, o consumo de azeitona pode fazer mal, principalmente para quem sofre de pressão alta. Isso pois geralmente elas apresentam uma quantidade elevada de sódio.

taggiasca

Não é por acaso que as taggiasca são consideradas as azeitonas mais saborosas do mundo. O sabor é único porque é, ao mesmo tempo, doce e decisivo. Isso torna a azeitona Taggiasca perfeita tanto para ser servida como petisco quanto para ser usada na culinária, especialmente em combinação com pratos típicos da Ligúria.

As azeitonas verdes e pretas vêm de um pé só, mas muita gente pensa que os dois tipos são de árvores diferentes. O que acontece é que a azeitona verde é um fruto que ainda não amadureceu, portanto, fica verdinho. Já o mais pretinho é um fruto bem maduro.

Não pode ser comida fresca
Comer o fruto direto do pé não funciona no caso da azeitona. Isso porque o fruto in natura tem sabor extremamente amargo e forte. O que causa essa característica é a presença de um composto chamado oleuropeína, que representa cerca de 14% do peso total do ingrediente.

Quanto aos pontos brancos soltos da salmoura pode ser ocorrido a precipitação do ácido láctico (conservante que usamos) devido a variação de armazenagem (calor), sendo a embalagem plástica mais sensível a bruscas mudanças de temperatura.

Controla a taxa de açúcar no sangue
Além de ser eficiente no combate ao colesterol ruim, à obesidade, ao envelhecimento celular e às doenças cardiovasculares, a azeitona também é uma aliada na luta contra o diabetes.

Azeitonas que passam pelo processo de pasteurização tem menor teor de sódio, o que faz com que sejam mais saudáveis e saborosas.