Por que a arte é expressão de sentimento?

Perguntado por: ovieira9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

A arte como expressão também diz que a emoção sentida pelo artista é intencionalmente expressa pela sua obra. Esta tese, como todas as outras, tem algumas objeções, por exemplo, em várias formas de expressão, inúmeras obras não são consideradas arte por não terem a intenção de criar quaisquer sentimentos.

Deixar exposto pela casa e/ou escrever sobre o que foi feito também pode ajudar a lidar com esses sentimentos. Colagens: elas podem ser feitas com recortes de imagens que ilustrem o que sente ou, simplesmente, por papéis rasgados ou amassados. O ato de rasgar e amassar papéis já ajuda a aliviar tensões.

Os artistas manifestam seus sentimentos e os "traduzem" através da arte: na música, na pintura, nos poemas, nos romances literários, nas esculturas, em todas formas artísticas.

A expressão em arte pode ser por meio de várias linguagens artísticas. Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia…

Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções. Essa linguagem pode ter também finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica, de denúncia e nem sempre agradável da realidade. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa "talento", "saber fazer".

A arte como uma forma de ensino da cultural e arte popular é importante para a humanidade, uma sensibilidade, criatividade e sentimentos de emoções e desejos, e hoje em dia comentando e criticando fatos da sociedade.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

Expressar sentimentos é algo que deve ser sempre feito baseado na verdade, porque sem ela eles perdem totalmente a razão de existirem. Afinal, não faz sentido fingir que está feliz ou apaixonado por alguém se isso não condiz com o que carrega dentro de si.

Resumidamente, música é a arte de expressar emoções e sentimentos, combinando sons simultânea e sucessivamente. Porém, como músico, é importante que a resposta para esta pergunta seja um pouco mais aprofundada.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

O ser humano se expressa por meio da arte desde os tempos mais remotos; a expressão artística é a forma que o homem encontra para representar o seu meio social.

Acerca disso, entendemos que a arte é capaz de proporcionar para o indivíduo um crescimento saudável e enriquecedor de diversas formas. Ela expande a visão de mundo, estimula a criatividade e a capacidade de se expressar.

A arte em diferentes áreas da vida
É por meio da arte que o ser humano consegue dividir suas experiências e compartilhar sentimentos com todos aqueles que estiverem disponíveis, dispostos e sintonizados. Dessa forma, a arte é livre e não pode ser imposta.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

O valor de uma obra de arte pode ser determinado por uma série de detalhes e motivos que não seguem um rito específico. Mona Lisa, o quadro mais valioso e famoso do mundo, já foi cotado em 5,5 bilhões. Este valor pode ter sido fruto de toda a história que envolve a obra durante estes 515 anos de existência.

A arte permite ainda o autoconhecimento, a expressão da individualidade e o enfrentamento da dor com mais serenidade, além de auxiliar na diminuição dos níveis de tensão, de ansiedade e de estresse emocional e físico, e promover a estabilidade de doenças crônicas.

Beleza, equilíbrio, harmonia, revolta são valores estéticos da criação humana que resumem as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura, o que também define a arte.

Para a filosofia da arte, o artista é um indivíduo possuidor de um conhecimento intuitivo que o permite criar a partir da sua sensibilidade. A arte não é compreendida como um conhecimento racional e objetivo, mas intuitivo e subjetivo.

Os primeiros artefactos tangíveis que podem ser considerados arte aparecem na Idade da Pedra (Paleolítico superior, Mesolítico e neolítico). Durante o Paleolítico (25 000–8 000 a.C.) o Homem era ainda caçador-coletor, habitando cavernas que viriam a ser os primeiros suportes de arte rupestre.

A arte rupestre foi a primeira manifestação artística realizada pelos humanos ainda na Pré-história, demonstrando um grande refinamento de formas e de abstração. Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história.