Por que a Amazônia é quase mítica?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

A Amazônia é quase mítica: um verde e vasto mundo de águas e florestas, onde as copas de árvores imensas escondem o úmido nascimento, reprodução e morte de mais de um-terço das espécies que vivem sobre a Terra. Os números são igualmente monumentais.

Amazônia

Com status de maior floresta tropical do mundo, a Amazônia reúne uma biodiversidade gigantesca e oferece grandes contribuições para o ambiente mundial com o funcionamento do seu ecossistema. Uma das principais contribuições da floresta é a espécie de reservatório de carbono que o local oferece.

A região de 6,7 milhões de hectares conta com diversos ambientes e características distintas das demais florestas do mundo. Essa diversidade está diretamente relacionada ao clima, ao relevo e à vegetação que em conjunto dão origem a um ecossistema extenso e diverso.

A Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país e da América do Sul. Os chamados "rios voadores", formados por massas de ar carregadas de vapor de água gerados pela evapotranspiração na Amazônia, levam umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do planeta. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

O desejo americano seria de conseguir um compromisso e um plano para eliminar o desmatamento ilegal até 2030. Em sua campanha eleitoral, o presidente Biden prometeu mobilizar US$ 20 bilhões para preservar a Amazônia.

A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela. No Brasil, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966. Atualmente inclui: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Tocantins. A Amazônia Legal tem 5 milhões de quilômetros quadrados.

Mais de 90% do desmatamento que ocorre na Amazônia apresenta sinais de ilegalidade. Atividades ilícitas que destroem a floresta — incluindo extração ilegal de madeira, mineração ilegal e grilagem de terras — estão associadas a diversas práticas criminosas e ao acentuado aumento da violência na região.

A floresta tropical tem existido por pelo menos 55 milhões de anos e a maior parte da região permaneceu livre por biomas do tipo savanas por, pelo menos, até a Era do Gelo Atual, quando o clima era mais seco e as savanas mais generalizadas.

“Na própria Amazônia, haveria uma crise hídrica da água, o colapso da produção de agrícola e pesqueira, tornando a vida da população essencialmente inviável. Isso aumentaria enormemente as taxas de mortalidade e movimentos migratórios”, explica Mariana Vale.

Considerada o maior bioma da América do Sul, a região contém um ecossistema único constituído pela floresta tropical úmida, que representa 44% do total global, de acordo com o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), além de abrigar 10% da biodiversidade do mundo: existem cerca de 40 mil espécies de plantas, ...

Ela abriga um grande volume de espécies, tanto vegetais quanto animais, muitas delas consideradas endêmicas, ou seja, que só existem nessa porção florestal do globo.

Amazônia

O maior Bioma do Mundo - Amazônia.

Os primórdios: Os portugueses descobrem a Amazônia
Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis – graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494. Mas as primeiras expedições à região foram acontecer apenas anos depois, a partir de 1540.

abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, bem como a maior floresta tropical. é considerado o conjunto de ecossistemas de maior diversidade do planeta. abriga milhares de espécies de animais e vegetais, entre catalogados e desconhecidos. tem em sua flora um enorme potencial medicinal, atraindo olhares do mundo todo.

O Amazonas ganhou esse nome em 1541 por causa do explorador espanhol Francisco de Orellana, que, ao ser atacado por índios, fantasiou tratar-se de guerreiras como as da mitologia grega – numa “fábula extravagante”, observa Almeida. Mais sóbrios, os índios o chamavam de Parà-nà-guaçú, ou “semelhante ao mar grande”.

Mata Atlântica

Mata Atlântica: o bioma mais rico em biodiversidade do planeta.

Biomas

  • Amazônia. É o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas. MAIS SOBRE A AMAZÔNIA.
  • Caatinga. Ocupa dez estados brasileiros, abriga 1.487 espécies de fauna e e 27 de milhões de pessoas. ...
  • Cerrado. Detém 5% da biodiversidade do Planeta e reconhecida como a savana mais rica do mundo.

Floresta Amazônica em pé vale R$ 1,5 trilhão por ano, diz Banco Mundial.

O Fundo Amazônia é gerido pelo BNDES, que conta com dois comitês e também se incumbe da captação de recursos, da contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados. O Comitê Orientador do Fundo (COFA) tem a atribuição de determinar suas diretrizes e acompanhar os resultados obtidos.

A biodiversidade, os recursos minerais e as grandes reservas de água doce da Amazônia têm exercido, historicamente, enorme interesse de apropriação por parte de vários países e instituições internacionais.