Por que a Alemanha foi o país mais atingido pela crise?

Perguntado por: sgodinho7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

A Alemanha foi o país mais atingido pela Crise de 1929 pois estava dependendo quase que inteiramente de importações para reaquecer sua economia, em decorrência dos prejuízos da perda da Primeira Guerra Mundial.

Fácil; A Alemanha cruzou os impérios errados. Com a eclosão da guerra, a França e a Grã-Bretanha eram as duas maiores superpotências de sua época e a Alemanha cruzava as duas. Das principais potências da Entente, a França e a Grã-Bretanha fizeram mais para garantir que a Alemanha arcasse com a culpa e fosse punida.

A reviravolta social e econômica que se seguiu à Primeira Guerra Mundial em muito contribuiu para desestabilizar a incipiente democracia alemã, permitindo assim a ascensão de muitos partidos radicais de direita na Alemanha durante a República de Weimar.

Os alemães sofreram inúmeras punições territoriais com o Tratado de Versalhes. A começar pelas colônias alemãs, que foram todas repassadas a ingleses ou franceses. Além de perderem suas colônias, os alemães tiveram de: Devolver a Alsácia-Lorena para a França.

A Crise de 1929, ou Grande Depressão, foi o colapso do capitalismo e também do liberalismo econômico. Ficou conhecida como uma crise de superprodução. A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920.

Uma das principais bases da recuperação alemã foi o rearmamento, para o qual o regime nazista dirigiu sua força econômica, a indústria e o trabalho a partir de 1934. Sendo conhecido como Wehrwirtschaft (economia de defesa), que devia funcionar em tempos de paz e guerra e no período que antecede a guerra.

A Alemanha é a maior potência econômica da Europa e a 4ª maior em nível global. Após passar por uma recessão histórica em 2020, provocada pela pandemia da COVID-19,a economia do país cresceu ao longo dos três primeiros trimestres de 2022, impulsionada pela recuperação contínua do consumo privado.

No final de maio, o Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha confirmou que o país, quarta maior economia do mundo e a maior da Europa, entrou oficialmente em recessão, ao acumular dois trimestres consecutivos de contração econômica (o último de 2022 e o primeiro deste ano).

Fora da Europa, a Alemanha perdeu todas as suas colônias [na Africa e no Pacífico]. No total, a Alemanha perdeu 13 por cento do seu território em solo europeu, aproximadamente 70.000 quilômetros quadrados, e um décimo de sua população (entre 6.5 a 7 milhões de habitantes).

Alemanha

A Alemanha foi o país considerado o maior culpado pela Primeira Guerra Mundial. 52 pessoas acharam útil. liviamarins. Em 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que estabelecia a paz e impunha pesadas penas a Alemanha, considerada responsável pelo conflito.

Isso porque a Alemanha, que foi duramente vencida na guerra, foi considerada culpada pelos danos causados na guerra.

Crise econômica provocada pelo coronavírus tornou ainda mais difícil recuperar a renda. Índice de pessoas permanentemente em risco de pobreza é duas vezes maior do que no final dos anos 1990.

Principais causas da crise na UE:
- Endividamento público elevado, principalmente de países como a Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda. - Falta de coordenação política da União Europeia para resolver questões de endividamento público das nações do bloco.

a) Os efeitos da Grande Depressão se fizeram sentir mais sobre a Alemanha, pois esta não apenas se encontrava inserida na dinâmica das relações capitalistas internacionais, mas também ressentia-se profundamente com o repatriamento dos capitais norte-americanos que vinham sendo vitais para seu reerguimento econômico, ...

O Tratado de Versalhes foi resultado das negociações realizadas por diversas nações após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. As principais nações que se envolveram foram o Reino Unido, França, Itália e Estados Unidos – vencedores da guerra. Os grandes prejudicados com o tratado foram os alemães.

Dos 26 países envolvidos no conflito, a União Soviética sofreu as maiores perdas, com 26 milhões a 27 milhões de mortos. A Polônia registrou até seis milhões de mortes, o que corresponde a 17% de sua população na época. Seis milhões de judeus foram assassinados na Europa.

O estopim da Primeira Guerra Mundial aconteceu em 28 de junho de 1914, quando o arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, e sua esposa, Sophie, foram assassinados enquanto desfilavam pelas ruas da cidade de Sarajevo, na Bósnia.

Foi causada pela superprodução, falta de regulação da economia, excesso de crédito e pela bolha de especulação. Teve início com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929.