Por que a água vira chuva?

Perguntado por: ugomes9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

2) O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens e nevoeiros. Aqui ocorre o processo de CONDENSAÇÃO. 3) Quando a água cai do céu, chama-se PRECIPITAÇÃO, que é como ela volta para a superfície da Terra dentro do ciclo da água.

A luz e o calor provocam a evaporação de parte da água dos mares, rios, oceanos, das folhas das plantas e dos nossos corpos. O vapor de água fica mais úmido e, por ser mais leve do que o ar quente, vai para o alto na atmosfera. As moléculas de água vão se juntando e formam gotículas que se acumulam em nuvens.

Quando as nuvens pesam, elas começam a se aproximar da superfície do planeta Terra. Nessa aproximação a temperatura começa a ficar mais quente, o que faz com que o gelo derreta e se transforme em gotas de chuva. A quantidade de chuva que cai de uma nuvem depende do volume armazenado em cada uma delas.

A água, quando é aquecida pelo Sol ou por outro processo de aquecimento, evapora e se transforma em vapor de água. Em seguida, esse vapor se mistura com o ar e começa a subir, formando nuvens. Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor condensa, se transformando novamente em água.

Devemos tomar a água da chuva? A resposta para essa pergunta é que devemos evitar. Tomar a água da chuva não é uma das melhores escolhas por um único e simples motivo: ela é um líquido poluído, ou seja, apresenta substâncias tóxicas e poluentes.

O ar frio e seco, mais denso, desce e empurra a massa quente e leve para cima. Se houver umidade suficiente, além das temperaturas mais baixas, a passagem da frente causa chuvas intensas, com direito a granizo, raios e trovões.

O sol aquece a água dos lagos, rios e mares, que se encontram no estado líquido. A água entra em estado gasoso (evaporação) e sobe para a atmosfera. Esse vapor torna-se mais frio e mais condensado formando as nuvens.

A água pluvial é a água da chuva, enquanto que a água fluvial é relativa ou própria de rio.

Então, por que a água da chuva não é salgada? Quando a água de rios e mares evapora e depois se condensa para se transformar em chuva o sal não evapora junto e continua nos oceanos. Isso não significa que as chuvas de água sem sal alterem a salinidade do mar, já que 97% da água do mundo está nos oceanos.

A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1). O ângulo de ligação é de 104,45º em função da estrutura tetraédrica dos orbitais sp3 do oxigênio (figura 2).

A chuva é a precipitação resultante da acumulação de moléculas de água evaporadas, que se foram juntando e condensando. Quando encontram uma zona fria acabam por cair sobre a forma de chuva. Essas moléculas de água são provenientes de oceanos, mares, rios, lagos, até mesmo de zonas úmidas nas florestas e cidades.

Por que as nuvens não caem sobre nós? As gotículas que geralmente formam uma nuvem apresentam diâmetro aproximado 20 micrômetros (20. 10 6 m) e estão espalhadas em uma grande área, flutuando por causa da atuação do ar quente.

As nuvens ajudam a transportar a chuva para as mais distantes regiões do planeta, e também, a manter a temperatura da Terra dentro de uma faixa habitável. As previsões do tempo que existem hoje, só são possíveis devido ao monitoramento das Nuvens.

A água evapora de rios e lagos e volta para o céu (atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e mares.

As gotas de chuva na Terra são feitas de água, mas as chuvas em nossos vizinhos do Sistema Solar têm precipitações feitas de materiais bem incomuns. Em Vênus, por exemplo, chove ácido sulfúrico. Em Júpiter, chove granizo de hélio e amônia pastosa. Em Marte, neva dióxido de carbono, ou gelo seco.

Devido ao clima quente e úmido, em Belém chove praticamente todos os dias, quase com horário marcado. Belém é uma cidade caracterizada por temperaturas elevadas e alta umidade o ano todo. De novembro a fevereiro, as chuvas acontecem em vários momentos do dia.

A água que cai da chuva infiltra e percola (passagem lenta de um líquido através de um meio) no solo ou nas rochas, podendo formar aquíferos, ressurgir na superfície na forma de nascentes, fontes, pântanos, ou alimentar rios e lagos.

ar e da água da Suíça é a mais limpa do mundo e suas leis ambientais, a mais estrita. 2. A Áustria.

Fugindo do misticismo e das crenças de embelezamento, a água da chuva é realmente mais leve do que água que chega em nossas casas e pode ser usada para lavar os cabelos e diminuir o consumo desse importante recurso natural.

Em conclusão, beber uma pequena quantidade de água do mar, de forma acidental, não causa, regra geral, problemas graves na saúde. No entanto, ingerir uma grande quantidade de água do mar pode ter consequências graves devido ao seu elevado teor de sal, provocando uma situação de desidratação.

O plasma solar é um gás eletricamente carregado e apesar de não se acumular, como a água, ele traça os movimentos magnéticos que vêm do Sol. O plasma é superaquecido assim que se prende à superfície do Sol e, conforme esfria, condensa e é arrastado para baixo da coroa solar com a gravidade.