Por que a água tem maior ponto de ebulição?

Perguntado por: izanette6 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A pressão atmosférica afeta o ponto de ebulição da água. Quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica e menor será o ponto de ebulição da água. Por esta razão, é mais demorado ferver um ovo na serra da Estrela que na praia. A água ferve a 100°C ao nível da água do mar, enquanto a 1600 m ferve a 95 ° C.

A temperatura de ebulição em compostos orgânicos é influenciada por dois fatores: o tipo de interação intermolecular e o tamanho da molécula. Quanto maior for o tamanho da molécula, maior será sua temperatura de ebulição.

A pressão atmosférica afeta o ponto de ebulição da água. Quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica e menor será o ponto de ebulição da água. Por esta razão, é mais demorado ferver um ovo na serra da Estrela que na praia. A água ferve a 100°C ao nível da água do mar, enquanto a 1600 m ferve a 95 ° C.

Quanto maior a altitude, menor será o ponto de ebulição.
Por exemplo, o Monte Everest fica na Cordilheira do Himalaia, cuja altitude é de 8848m e sua pressão atmosférica é de 240 mmHg. Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C.

No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.

0 °C

Isso acontece porque ao aumentarmos a pressão, as moléculas têm menos espaço para vibrarem e acabam se mantendo mais juntas, aumentando a sua interação. Dessa maneira, é preciso mais energia e um maior aumento de temperatura para afastá-las o suficiente para que ocorra a mudança de estado.

Tonoscopia. Ocorre parecido com a Ebulioscopia, ao colocar sal na água, diminui a pressão de vapor e assim aumenta o ponto de ebulição da água. Quanto menor a pressão de vapor, menor o ponto de ebulição. Por isso, em altitudes elevadas, a água evapora em uma temperatura menor.

Propriedades físicas específicas:
Por exemplo, a água é a única substância que possui densidade igual a 1,0 g/cm3, congela em 0ºC, ferve em 100 ºC, em condições normais de temperatura e pressão.

Quando um líquido é aquecido, sua pressão de vapor aumenta até ficar igual à pressão do gás. Com isso, formam-se bolhas de líquido vaporizado (gás) que sobem para a superfície da panela, onde elas estouram e liberam o gás. Para formar vapor as moléculas do líquido superam as forças de atração entre elas.

0,2 mol 0,4 mol 0,2 mol 0,6 mol de íons dispersos na solução Portanto, a solução que possui o solvente de maior ponto de ebulição é a de hidróxido de sódio (NaOH), visto que, quanto maior for o número de partículas dispersas, maior será o efeito coligativo e maior será a elevação na tempe- ratura de ebulição do ...

Pressão baixa faz mágica
Retirando-se o ar do tubo com uma bomba de vácuo, a pressão é reduzida para 0,03 atmosfera. Aí, as moléculas da água desgrudam e ela vira vapor mesmo a 25 graus Celsius.

Já sabemos que o ponto de ebulição da água é 100 °C. Em ambos os tubos a temperatura é igual, o que muda é o conteúdo: a água sem sal ferve primeiro que a salina. Com isso concluímos que em razão da presença do sal, a água atinge uma maior temperatura de ebulição.

O da água é de 100°C ao nível do mar. Assim, se estiver ao nível do mar, a temperatura da água não ultrapassará os 100°C na forma líquida, mas permanecerá constante até que todo o líquido vire vapor.

Por exemplo, no nível do mar, a água ferve a 100ºC, enquanto o etanol ferve a 78ºC. Isso ocorre porque as forças de atração nas moléculas da água são mais fortes. Dessa forma, dizemos que o álcool é mais volátil que a água, ou seja, tem menor temperatura de ebulição.

É a temperatura na qual um líquido vence a pressão atmosférica, passando para o estado gasoso (mudança de estado). Em altitudes diferentes, uma mesma substância apresenta pontos de ebulição diferentes. Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica e, portanto, menor é o ponto de ebulição.

Diferença entre Evaporação e Ebulição
Tanto a evaporação quanto a ebulição representam a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Contudo, enquanto a evaporação ocorre de maneira gradual, a ebulição acontece de forma rápida.

Resolução. A presença de um soluto proporciona o aumento da temperatura de ebulição da água em relação à água pura. Ao considerar, as mesmas massa e a mesma quantidade de calor, quanto menor o calor específico, maior será a variação de temperatura.