Por que a água não se mistura com o petróleo?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Água e óleo são duas substâncias que não se misturam devido à polaridade de suas moléculas.

Apesar de ter uma aparência pesada, o petróleo é normalmente menos denso que a água e, assim como o óleo de cozinha, fica por cima da água quando os dois são misturados. Como toda mistura, a composição do petróleo pode mudar de acordo com as espécies que se decompuseram para formá-lo.

Pode existir água no petróleo? Sim. A complexidade mencionada na resposta anterior decorre da própria natureza do petróleo.

Uma grande quantidade de sedimentos formados por erosão se acumulou por toda a região, soterrando uma imensa quantidade de material orgânico que, decomposto, virou petróleo. E mais: a área toda é rica em sal, que forma uma capa protetora na superfície, impedindo a água de penetrar no solo e contaminar o óleo.

O uso de barragens flutuantes para conter a dispersão do petróleo, a queima deste combustível na superfície marinha, e a retirada de seu excesso por certos tipos de bóias absorventes presentes em embarcações marítimas, são outras alternativas utilizadas para controlar os vazamentos deste composto no mar.

O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar.

O óleo pode ser jorrado por energia própria (poço surgente) ou através de uma ação externa, quando o óleo é muito viscoso ou possui pressão reduzida. Para esse fim são utilizados processos mecânicos para bombeio.

O álcool não se mistura com a água porque a camada de óleo separa os dois líquidos.

A água, conhecida como solvente universal, é uma substância formada por ligações covalentes polares na molécula. Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc.

Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.

A moeda afunda na água e flutua no mercúrio, a explicação vem do fato de que a densidade do cobre é maior que a da água e menor que a do mercúrio.

A quantidade de sal no Mar Morto é tão acentuada que interfere na densidade de suas águas. Por causa disso, um corpo precisa ser extremamente denso para afundar nele. A prova disso é o fato de qualquer pessoa conseguir flutuar normalmente em suas águas.

Sua cor pode variar do incolor ao marrom ou preto, passando pelo verde e marrom-claro. É a principal fonte de energia da atualidade, daí sua enorme importância. Existem petróleos leves, médios e pesados, além de óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão.

A teoria mais aceita para a formação do petróleo é a de que ele se originou de restos de seres vivos, animais e vegetais, ao longo de milhões de anos (estima-se que as reservas de petróleo tenham entre 10 e 500 milhões de anos).

Odor de petroleo: sempre malcheiroso, e tendente a corrupcao.

Cientistas afirmam que queimar todas as reservas provadas de petróleo, carvão e gás, seria o suficiente para desfazer toda a cobertura de gelo da maior reserva de água doce congelada do Planeta, a Antártica. Isso causaria uma elevação de até 60 metros no nível do mar nos próximos 10 mil anos.