Por que a água não se mistura com a gasolina?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Por que a gasolina não se mistura com a água? Explicação química: A resposta se baseia na regra “Semelhante dissolve semelhante”. A gasolina possui caráter apolar, sendo assim, ela só se dissolverá em um solvente apolar, o que não é o caso da água, que se classifica como composto polar.

O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui aplica-se o dito “semelhante dissolve semelhante”: substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.

A água é uma substância polar, assim como o sal de cozinha (cloreto de sódio). Por isso, quando misturamos os dois, o sal dissolve-se na água e forma uma mistura homogênea e bastante polarizada. A gasolina, por sua vez, é uma substância apolar, e o etanol apresenta uma parte de sua molécula apolar e outra polar.

A gasolina e a água são líquidos praticamente insolúveis e podem ser separados por decantação, por exemplo, em um funil de bromo. O oxigênio e o nitrogênio são separados por liquefação e posterior destilação fracionada. Dependendo do tipo de mistura, podemos separar seus componentes por diferentes processos.

Isso ocorre pois a densidade do fluido é menor do que a densidade da água. Porém, como o fluido é incolor, não conseguimos distingui-lo e observá-lo sobre a água. Dessa forma, ao acender o isqueiro na água, temos a sensação de que a água está pegando fogo, mas na realidade estamos acendendo o fluido de isqueiro.

A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo.

É o peso em relação ao volume: um litro de água pesa 1 kg; um litro de gasolina pesa 25% menos, pesa só 750 gramas.

Mas, o etanol é infinitamente solúvel em água. Isso acontece porque seu grupo OH realiza ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Como essas forças de atração são as mais intensas, se misturássemos o etanol, a gasolina e a água, verificaríamos que o etanol seria extraído da gasolina pela água.

Sal no tanque de combustível dos tratores destrói completamente os motores.

A lubrificação (mistura do óleo) é obrigatória para o funcionamento do quipamento, fazendo com que o motor funcione sem risco do que chamamos de “fundir o motor”, onde o pistão dilata devido ao calor, e acaba “colando” na camisa do cilindro ou quebrando um dos anéis, o qual acaba riscando todo interior do motor.

Combinar cerveja com água evita ressaca e diminui os efeitos da intoxicação no organismo.

É uma saída para baixar o preço do combustível e a sua produção naturalmente já resulta em um volume de até 5% de água.

A água é uma substância polar, logo, não interage com substâncias apolares. Ex.: óleos e gorduras. O álcool não se mistura com a água porque a camada de óleo separa os dois líquidos.

Já a gasolina é formada por uma mistura de diferentes hidrocarbonetos, sendo eles apolares, ou seja, a distribuição da carga elétrica da gasolina é uniforme. Assim, não há interação dos íons do sal com a gasolina e ele não se dissolve.

A Sunfire, empresa alemã do setor químico, criou um processo surpreendente que permite converter água (H2O) e dióxido de carbono em hidrocarbonetos líquidos, como diesel e gasolina.

Sem delongas, vamos direto para a resolução da questão. A água e gasolina são compostos de diferentes composições, ou seja, são heterogêneos.

Como a água é mais densa, ela ficará na parte inferior e a gasolina na parte superior.

A água não “herda” as características das substâncias que a compõem. Isso porque sua estrutura molecular e seu tipo de ligação química são diferentes dos encontrados nas moléculas de H e O. Então, a água não pega fogo.

O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos. A água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, pois a água se torna condutora de eletricidade. Então, deve ser usado o pó químico.

No momento da combustão do óleo numa panela, nunca devemos jogar água, pois o óleo de origem vegetal, animal ou mineral tem um alto potencial combustível e pode causar incêndios quando atinge a temperatura de 280°C.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.