Por que a água é um recurso natural?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a ...

A água compõe mais de 70% da superfície do planeta Terra, sendo um recurso essencial à existência de vida. A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra.

Os principais recursos naturais do Brasil são: Biológicos: algodão, lã, carne, couro, peixes, ovos, entre outros. Energéticos: petróleo, urânio, gás natural, luz solar, entre outros. Minerais: ferro, nióbio, manganês, cobre, bauxita, granito, entre outros.

Água de reúso é todo tipo de resíduo líquido – gerado em residências, comércios, fábricas, na pecuária ou no agronegócio – que é submetido a formas seguras de tratamento para, então, ser reaproveitado em outras atividades que dispensam o uso de água potável.

É fonte de vida primordial para todas as plantas e também é muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, assim como o homem. Logo: A água é o bem mais importante do planeta e para o planeta!

Ela ajuda a hidratar, transportar nutrientes até as células e auxilia na eliminação de toxinas do corpo através do suor e da urina. De forma geral, recomenda-se que uma pessoa tome 2 litros de água por dia e a sua falta pode causar vários problemas ao funcionamento corporal.

Água

Água -- O recurso natural mais precioso
A água é, sem dúvida alguma, um dos recursos mais preciosos do nosso planeta. Cerca de 71% da superfície da terra é composta por água no estado líquido, sendo que mais de 95% dela encontra-se nos oceanos, na forma de água salgada.

Podemos definir a água como um recurso natural abundante, caracterizado por ser líquido, incolor e insípido. Além do estado líquido, esse recurso pode ser encontrado também no estado sólido, constituindo as geleiras e neves, e também no estado de vapor, encontrado no ar e constituindo as nuvens e a neblina.

No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação de lavouras, abastecimento público, atividades industriais, geração de energia, extração mineral, aquicultura, navegação, turismo e lazer.

Os recursos naturais são os elementos retirados da natureza para suprir as necessidades dos seres vivos. Esses elementos são úteis no dia a dia, fornecem alimento, energia e garantem o desenvolvimento da sociedade e das diversas atividades exercidas pelo homem em seu cotidiano.

Os recursos naturais são todos os elementos extraídos da natureza e que têm como finalidade suprir as necessidades humanas. Alguns dos recursos naturais que podemos citar são o solo, a água, o oxigênio, a energia solar, as florestas e os animais.

Recursos naturais no Brasil
O território brasileiro tem destaque em todos os tipos de recursos naturais, sendo as florestas (biológicos), água doce (hídrico), minérios (minerais) e petróleo (energéticos).

água

Um dos principais recursos encontrados no território brasileiro é a água, sendo que o Brasil tem 12% das águas superficiais disponíveis no planeta. Além disso, 90% do país recebe chuvas com regularidade, e contamos com uma das maiores reservas de água doce do mundo.

ÁGUA POTÁVEL: UM RECURSO AMEAÇADO
- a falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico in natura; - a descarga de dejetos industriais sem o devido tratamento; - a contaminação por produtos químicos provenientes de atividades agrícolas.

Apesar de a água ser o mais essencial dos recursos naturais, os sistemas de água doce que podem ser usados para consumo humano estão fortemente ameaçados justamente pelo homem, principalmente pela poluição e também como resultado de processos como a urbanização, industrialização, irrigação e a construção de ...

A falta de água vai impactar a produção de alimentos, mas também a produção de energia, além do abastecimento direto de água”. Por isso, a conscientização é primordial e não está limitada, somente, ao consumo doméstico.

Em geral, o tempo máximo que você pode sobreviver sem comida, água ou sono é: Comida: De 1 a 2 meses. Água : De 3 a 7 dias. Sono: No Máximo 11 dias.