Por que a água do mar é azul?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

Por que a cor do mar varia entre o azul e o verde? A cor normal do mar é azul porque essa é a tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar (composta de comprimentos de onda vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).

Segundo a NASA, esta espécie de algas tem uma aparência verde em ambientes marinhos, mas pode ganhar tons de vermelho se for exposta a condições de elevada salinidade e intensidade de luz, uma vez que as células produzem carotenoides protetores, os pigmentos vegetais responsáveis pelos diferentes cores do lado.

Normalmente, a cor predominante é azul devido ao fato de essa ser a tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar.

azul

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

A presença de areias geram águas com tons amarronzados e a presença de plânctons (microorganismos marinhos) geram tons esverdeados.

A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações. Esse tipo de onda é classificado como mecânica, uma vez que precisa de um meio de propagação.

Não podemos beber a água do mar, pois ela desencadeia desidratação em virtude da quantidade de sais dissolvida.

A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).

O Brasil não tem mar, pois sua costa é banhada inteiramente pelo Oceano Atlântico.

A existência do mar de sete cores é evidente quando através da janela do avião que está próximo a pousar na ilha de San Andrés aparecem os tons do mar, que nesta parte do Caribe vão do azul profundo até uma verde água translúcida.

O planeta possui quatro oceanos diferentes, sendo eles: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Ártico.

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

O litoral da cidade de Aktau, nas margens do mar Cáspio, no Cazaquistão, ganhou cor escarlate em meio a uma camada de neve e deixou as redes sociais levantando suspeitas entre internautas, enquanto o fenômeno pode ser explicado pela ciência.