Por que a água ajuda a emagrecer?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

O consumo regular de água também tem efeitos diretos no metabolismo, que é acelerado, facilitando a queima de gorduras e a perda de peso. Além disso, o líquido torna a prática de exercícios físicos mais fácil e eficiente e diminui o apetite, contribuindo diretamente para os resultados na balança.

E, claro, não esqueça de beber água, já que a desidratação é uma das causas da retenção de líquido. Por isso, quanto mais água você ingerir, mais toxinas eliminará, o que diminui o inchaço.

A sua ingestão excessiva pode levar a um quadro de hiponatremia, ou seja, a descida da concentração de sódio no sangue. De qualquer forma, o risco de sofrer de hiponatremia é baixo e, na maioria dos casos, a condição pode ser tratada e, desta forma, as situações perigosas são facilmente evitadas.

Faz mal beber muita água? Cris Ribas, nutricionista pós-graduada e proprietária do Instituto Do Bem-Estar, afirma: “Sim, beber água demais faz mal à saúde. Chamado de hiponatremia ou “intoxicação por água”, beber água em excesso leva ao desequilíbrio de eletrólitos no sangue, principalmente do sódio”, explica.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Consumir mais proteína
Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir entre 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

Como os rins só conseguem produzir um máximo de 600 ml de urina por hora, caso o indivíduo por algum motivo resolva consumir 5 litros de líquidos de uma só vez, a quantidade de água excessiva irá se distribuir nas células, provocando inchaço das mesmas em uma quadro potencialmente fatal chamado intoxicação por água.

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

Beba mais água
A água ajuda a eliminar as toxinas e excesso de sal, que pode ser responsável pela sensação de inchaço. Por isso, ao longo do dia lembre-se de tomar mais água: para ficar mais fácil, mantenha uma garrafa sempre por perto.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da sua necessidade individual. Exemplo: Uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia.

O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada pessoa. Exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos).

Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo. "A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia.

A barriga saliente, também chamada de pochete, que não desaparece nem mesmo com dieta e exercícios, pode ser resultado da má postura. O excesso de volume na região abdominal pode ser resultado dos vícios de postura que adotamos ao longo da vida.

Faça uso de uma fita métrica
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.

Ao beber apenas água por 30 dias, o corpo remove toxinas que são prejudiciais ao funcionamento de órgãos vitais, o que torna o corpo limpo e ajuda a reduzir a gordura abdominal. Beber um ou dois copos de água antes de uma refeição pode ajudar a comer menos.

Auxilia na digestão - o líquido ajuda a absorver os nutrientes dos alimentos que consumimos, regula o intestino e previne a prisão de ventre. Mantém os rins saudáveis - tomar bastante água é muito importante para que os rins funcionem corretamente. O hábito também ajuda na prevenção de pedras nos rins.

Cerca de 45 minutos. Esse tempo varia de acordo com o tamanho da bexiga e o grau de hidratação do apertado em questão. O líquido que bebemos e ingerimos com os alimentos é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina.

Beber água ao acordar acelera o metabolismo, tonifica a pele, melhora a digestão e homeostase, melhora funcionamento de órgãos como gástrico, renal e cardíaco.