Por que a agricultura desmata?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Atrás da agropecuária (97%), as causas principais foram o garimpo (0,5%), a expansão urbana (0,4) e a mineração (0,1%). No discurso oficial, as gigantes do agronegócio garantem fazer de tudo para bloquear a compra de gado de fazendeiros que desmatam fora da lei.

Os resultados indicam que as taxas de desmatamento são positivamente correlacionadas (50%) com o incremento do cultivo de soja e esta correlação é extremamente significativa do ponto de vista estatístico (> 99% de probabilidade).

Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais:

  • Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo;
  • Avanço da urbanização;
  • Exploração comercial de madeira.

A principal causa do desmatamento está ligada à ação antrópica, ou seja, à atuação do ser humano no processo de remoção da vegetação. Desse modo, o desmatamento, na maior parte das áreas florestadas, é causado diretamente pelas atividades produtivas desenvolvidas pelo ser humano em sua totalidade.

A pecuária é o principal uso da terra associado ao desmatamento e isso é para produzir carne para a gente comer.

Segundo os pesquisadores da Embrapa Eliseu Alves, Geraldo da Silva e Souza e Renner Marra, os três problemas da agricultura são a concentração da renda bruta, o excedente exportável e o consumo interno de alimentos.

As principais dificuldades relatadas pelos produtores foram, por ordem de importância: (1) incidência de pragas e doenças; (2) aquisição de mudas; (3) custo de embalagens; (4) necessidade de mão-de-obra; e (5) custos de produção elevados.

Clima, pragas e falta de mão de obra estão entre os entre os problemas mais citados pelos produtores rurais no Brasil. Clima, pragas e falta de mão de obra estão entre os entre os problemas mais citados pelos produtores rurais no Brasil.

Só no Brasil, um monitoramento do MapBiomas indicou que foram perdidas mais de 15 mil km2 de vegetação nativa em todos os biomas em 2021, um aumento de 20% em relação ao ano anterior: a área de desmatamento por dia no ano passado foi de 189 hectares por hora.

Estudo da Universidade Federal de Minas Gerais apontou que o desmatamento em áreas florestais reduz a quantidade de chuva e consequentemente a produção agrícola.

Agropecuária é responsável por 90% do desmatamento mundial, aponta estudo. Um estudo divulgado nesta quinta-feira 8 pela revista Science apontou a agropecuária como responsável direta ou indireta por mais de 90% do desmatamento mundial.

O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.

Plantar árvores ! Fazer a coleta seletiva ! Nunca comprar produtos de madeira que não são reflorestadas ! Não só o desmatamento mas também muitos animais estão em extinção e perdendo seu habitat natural, dando uma queda na cadeia alimentar e extinção !

O estudo revelou um acréscimo de 3% no total de desmatamento na região Norte do país em relação ao ano anterior (2019). Em 2020, foram desmatados 758.329 hectares nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Causas do desmatamento
Alguns exemplos são expansão da atividade agrícola, atividade mineradora, aumento da exploração dos recursos naturais pela procura por matéria-prima, intensa urbanização e aumento das queimadas, acidentais ou intencionais, entre outros.

A intensa urbanização e as atividades agropecuárias são os principais responsáveis pelo desmatamento do Cerrado. Conforme estudos do Ministério do Meio Ambiente, 67% do bioma sofreu modificação. A Caatinga teve sua vegetação reduzida pela metade devido ao desmatamento.

A agricultura familiar é alicerçada em princípios que estabelecem uma relação harmoniosa do homem com o meio ambiente, para que ele possa retirar o sustento da terra sem que para isso, tenha que acabar com os recursos naturais.

No entanto, enquanto a criação de novos pastos é o maior agente do desmatamento – e é a principal razão para a perda da cobertura vegetal em todos os tipos de florestas –, a criação de terras para plantio permanece incompreensivelmente ligada à indústria de gado, afirma Vivian Ribeiro, pesquisadora do Instituto de ...