Por que a afta dói tanto?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Afta: esse é um assunto que dói só de falar. E não é à toa: as pequenas feridas na boca incomodam porque as ramificações nervosas ficam expostas durante a ulceração da mucosa.

Em quanto tempo a ferida desaparece? Em geral, sem nenhum tratamento, entre cinco dias e duas semanas, sem deixar cicatriz. Caso a dor permaneça por mais de 15 dias, é recomendável procurar um dentista para uma avaliação detalhada, já que a afta pode ser sintoma de outras doenças.

A leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode surgir no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha.

O primeiro é mais discreto, dificilmente notado pela pessoa, mas que pode gerar formigamento, ardência e pouca dor. O segundo estágio – mais longo e sintomático – gera dores mais fortes e ardência (esse período dura em média de 5 a 15 dias).

Não se deve colocar sal diretamente na afta. Colocar sal na afta pode causar irritação e desconforto. Portanto, para tratar a afta, só use o sal misturado com água para fazer bochechos. Assim como o sal, não se deve colocar bicarbonato na afta, pois ele também pode causar irritação e atrapalhar a cicatrização.

Uma afta geralmente cicatriza num período de até 21 dias e quando isso não ocorre, deve-se ligar o alerta, pois pode significar que a ferida seja o sintoma de uma doença mais grave, como câncer de cabeça ou pescoço.

Afta ou possível lesão cancerígena
Desaparecem normalmente, sem qualquer tratamento, em até duas semanas. Já a lesão que pode indicar um diagnóstico mais grave, não cicatriza e a ferida tende, na maioria dos casos, a piorar e aumentar de tamanho, se mantendo na mucosa por mais de 15 dias.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac…

Para poupar incômodos, é bom não beijar se você tiver feridas nos lábios, aftas ou sangramento nas gengivas.

Remédios caseiros para cicatrizar
geralmente, os mais comuns são: bochecho com sal, bicarbonato e pedra hume; própolis; cravo-da-índia; gargarejo com vinagre de maçã e água morna; água oxigenada de baixa concentração (10 volumes).

A afta é uma ferida (lesão) que atinge o interior da boca, incluindo a mucosa da bochecha, o interior dos lábios, a língua, a gengiva e até mesmo a garganta e a úvula e que não envolve a participação de vírus, bactérias ou fungos. Essas lesões são arredondas e sua cor varia entre branca, amarela e vermelha.

A maioria das aftas são leves. As aftas leves têm um tamanho menor a 8 milímetros e geralmente curam por si só depois de umas semanas. Mas as úlceras aftosas graves, definidas por ter um tamanho de até 10 mm, podem tomar mais de um mês em curar e podem causar cicatrizes quando finalmente sanam.

“A presença de múltiplas aftas pode sugerir que um vírus, como o do herpes, esteja causando o quadro. Pode ocorrer também em infecções como a Aids. Além disso, podem se apresentar nas doenças autoimunes, como a Doença de Behçet, Lupus (LES) ou Doença de Crohn”, explica a pediatra Maria Cristina Senna Duarte.

Condimentos irritam o epitélio. Já bebidas e alimentos ácidos mexem com o pH da boca e fragilizam a mucosa. Mastigar lápis, canetas e outros objetos é uma mania que aumenta muito o risco de esse tecido sofrer um trauma.

As aftas também podem surgir na boca como resultado de algum trauma na região, como um acidente, uma mordida na bochecha ou até mesmo após a realização de alguma cirurgia bucal, como o procedimento de extração dos dentes do siso. Doenças inflamatórias e problemas gastrointestinais também podem ser resultado das aftas.

Medicamentos

  • Com Acetato De Hidrocortisona (1)
  • Com Benzocaína (1)
  • Com Sulfato De Neomicina (1)
  • Com Troxerrutina (1)
  • Com Vitamina C (1)

Como tratar a afta?

  1. resfriar a boca com gelo;
  2. pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  3. medicamentos de uso oral;
  4. bochechos com própolis;
  5. medicamentos antiácidos;
  6. raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).

Para que serve Flogoral Creme Dental
Flogoral pode ser usado no tratamento de aftas e outras manifestações inflamatórias da boca e da língua; na dor de dente e da gengiva (estomatites); e na dor após procedimentos e cirurgias dentárias ou da boca (extração dentária entre outras).