Por que a adolescência é a melhor fase da vida?

Perguntado por: acastro9 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A fase da adolescência é vista como um período de transição. É um momento em que passamos a ter uma vida em plena ebulição, um período de intensidade emocional, social e, sobretudo, de muita alteração cerebral.

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos. Apesar de ser um período desafiador para ambos, é essencial criar laços afetivos nesse momento para que os jovens encontrem nos pais a ajuda e conselhos necessários em uma fase de tantas descobertas.

O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.

Adolescência precoce (dez aos 12 anos) Adolescência média (13 aos 16 anos) Adolescência tardia (acima dos 17)

Nem todo jovem passa por ela, mas é uma situação absolutamente normal, pois é uma etapa na qual a pessoa muda o jeito de agir e acontecem alterações no humor e no corpo.

Ser adolescente envolve, muitas vezes, sentimentos confusos, dúvidas, irritabilidade, ansiedade. Esta é uma parte normal e saudável de ser adolescente. No entanto, quando as mudanças na personalidade de um adolescente são mais extremas, podem ser indicadores de um problema de saúde mental.

A adoslecência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta. É um fase de grandes conflitos, alterações hormonais e que por vezes pode ser marcada por alguma alteração de comportamento. É cada vez mais comum encontrarmos adolescentes frustrados, ansiosos e até deprimidos.

A fase da adolescência é como um estágio cheio de novidades para a vida adulta. O psicanalista Erik Erikson atenta que estabelecer um sentido de identidade na adolescência é criar um vínculo entre o que se foi durante a infância e aquilo que se quer ser.

Porque é uma fase de mudanças físicas, psicológicas e sociais. Essa etapa marca exatamente a transição da infância para a idade adulta – segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência começa aos 10 e termina aos 20 anos. Durante esse período, o corpo muda e as ideias também.

Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles são práticos e vivem em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal, tanto no campo emocional quanto no sensorial.

Por que a adolescência costuma ser uma fase desafiadora? Isso acontece porque a adolescência é aquele momento em que os sujeitos começam a construir sua própria opinião e sua forma de expressão, ou seja, sua identidade, questionando verdades que lhes foram impostas.

O uso de drogas, álcool e cigarro, comportamentos sexuais de risco e conduta antissocial foram os temas mais investigados nos estudos. Foi possível identificar a epidemiologia dos comportamentos de risco e os fatores de risco e proteção nas dimensões pessoais, interpessoais e contextuais.

34 anos de idade

Um estudo com 17.000 participantes de 13 países europeus apontou a faixa etária na qual as pessoas dizem ser a época mais feliz da vida: entre 30 e 34 anos de idade.

A pesquisa mostrou que mulheres entre 27 e 30 anos são consideradas mais atraentes do que garotas com idade entre 18 e 19 anos. Os pesquisadores ouviram mais de 2.000 homens e mulheres britânicos e descobriram que a beleza está muito mais relacionada à personalidade do que à aparência.

20 anos

Confira! Aos 20 anos, os homens atingem seu auge físico, pois passam por um pico hormonal muito grande, principalmente do hormônio testosterona, responsável pelas características masculinas e desejo sexual. Mas também é o momento em que eles podem se mostrar ansiosos por causa da inexperiência.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos.

A terceira etapa, conhecida por adolescência superior (18 a 24 anos), é constituída pelo encontro do adolescente com o jovem adulto, geralmente ele se sente melhor integrado no mundo em que vive; ele se mostra menos vulnerável às dificuldades; apresenta autodomínio; começa a projetar sua vida e com ela passa a tomar ...

Há várias razões subjacentes pelas quais as pessoas acham que aparentam ser mais jovens do que realmente são: você pode ser mignon, ter estatura baixa ou usar roupas da moda, por exemplo.

Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo). Mesmo se essa doença afeta cerca de 2% da população (mais do que a esquizofrenia ou outros transtornos psiquiátricos), os cientistas sabem pouco sobre ela.

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), também conhecido como Síndrome do Patinho Feio, é uma condição em que a mente brinca com a insegurança e as fraquezas de cada pessoa para alterar sua realidade. Ademais, esse fenômeno é mais comum entre as mulheres jovens, embora também ocorra nos homens.

Os principais comportamentos associados à saúde dos adolescentes são: atividade física, menos tempo envolvido com multimídia, alimentação saudável, ausência de consumo de álcool e tabaco,4-6 assim como uso de cafeína/ estimulantes, privação de sono, uso de drogas, sexo sem proteção e relacionamentos não saudáveis.