Por que 72 discípulos?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Lucas narra que Jesus envia um novo grupo: o dos 72 discípulos. Eles são enviados “na frente” do Senhor, como precursores, como preparadores da chegada do Reino de Deus. O número 72 é simbólico e indica a universalidade da missão: o número 72 é múltiplo de 12 para representar a totalidade do povo de Deus.

Lucas 10,1 fala do envio de 72 (ou 70 em alguns manuscritos) discípulos, que Jesus mandou "dois a dois à sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir." Embora exista até mesmo uma tradição da Igreja Ortodoxa que oferece um elenco dos nomes desses discípulos, é provável que esse grupo, mencionado apenas ...

A missão dos setenta discípulos corresponde à missão da igreja nos dias de hoje. Da mesma forma como o Senhor enviou aqueles discípulos, Ele também nos enviou com a mesma missão, os mesmos objetivos e as mesmas precauções que os setenta deveriam tomar. Nós também vivemos "como cordeiros ao meio de lobos".

Antes de começarmos, na famosa passagem bíblica, Jesus entrega missões a 70 discípulos e afirma, no terceiro versículo, que Ele os envia para o meio de “lobos”: “3 Ide! Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos”.

E depois, quando raiou o dia, e enquanto muitos se reuniam para ouvir mais sobre o novo e maravilhoso Evangelho do reino, chamou Ele para mais perto de Si alguns, que até então o haviam acompanhado devotadamente como discípulos ou seguidores, e dentre esses escolheu doze, a quem ordenou e deu o nome de apóstolos.

O conceito de perdão pode, claramente, ser entendido num diálogo de Pedro e Jesus. A pergunta foi “quantas vezes devo perdoar o irmão que pecar contra mim?”. Ao que Jesus respondeu: 70×7! Certamente, não foi um limite numérico que o mestre colocou (490 vezes), mas sim que devemos estar sempre prontos a perdoar.

Até sete vezes? Jesus respondeu: eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mateus, 18:21-22). Isso se traduz em perdoarmos indefinidamente o nosso agressor.

Os Setentas Autoridades Gerais são ordenados ao ofício de setenta no Sacerdócio de Melquisedeque. Eles são chamados em tempo integral para servirem como testemunhas especiais de Cristo, proclamarem o evangelho e construírem a Igreja em todo o mundo.

João Paulo Santos explicou sobre a diferença entre os dois: “Discípulo significa 'aquele que aprende'; e Apóstolo 'aquele que é enviado'”. De acordo com o sacerdote, os Apóstolos necessariamente são discípulos.

Jesus convidando os doze apóstolos.

Esse número figura no Livro do Gênese como medida de tempo, no momento em que um limite de cento e vinte anos é decretado como expectativa máxima de vida do homem (Gn 6:3). Esse número também corresponde aos anos de vida do profeta Moisés (Dt 34:7).

Jesus escolheu esses discípulos após uma noite de oração. Após fazer a escolha, levou-os para o meio da multidão, para que eles entendessem o que deviam fazer para ajudar o povo: “desceu da montanha com eles e parou num lugar plano.

Paulo levou o evangelho com o mesmo fervor que com que levava o judaísmo. Foi perseguido e preso por várias vezes como ele fazia com outros antes, mas não desanimou pois sabia em quem estava sua fé. Não abandonou Jesus em nenhum momento de luta, pois conhecia quem Ele era.

Os 12 apóstolos de Jesus foram homens escolhidos por Ele no início de seu ministério para auxilia-lo. Esses homens foram treinados pessoalmente por Jesus. Por isso eles também são chamados de “os doze discípulos”.

Introdução. Em Caná, o Salvador fez o primeiro milagre de Seu ministério terreno ao transformar água em vinho.

Naquele tempo,1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.

apóstolo São Pedro

O apóstolo São Pedro
Pedro foi o melhor amigo e discípulo de Jesus e tornou-se um apóstolo durante seu ministério. Após a morte de Jesus, Pedro tornou-se o líder dos apóstolos e é frequentemente descrito como seu porta-voz nos evangelhos.

A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.