Por que 0 0 é indeterminado?

Perguntado por: hluz7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Se você fizer essa operação continuamente, verá que pode ser qualquer número que você imaginar, de qualquer natureza, seja positivo, negativo ou o próprio zero.. Ou seja, essa divisão possui infinitos resultados. Portanto não se pode definir um único resultado para .

Outra pergunta interessante seria: Quanto vale 0/0? 0/0=x ou seja, 0=x*0. Qualquer valor que colocarmos para x satisfaz a igualdade.

Já no infinito sempre cabe mais um. Na verdade, dentro de um infinito cabe até outro infinito, mas não qualquer outro infinito.

Como de fato a presença de um “zero” era necessária, no século III a.C., uma civilização criou um símbolo para representá-lo: os babilônicos. Eles utilizavam o símbolo ou para representar a ausência de um valor numérico. Hoje utilizamos o símbolo 0 no sistema hindu-arábico com a mesma função.

Na realidade, apenas o zero não possui, pois ele é o primeiro número natural e também porque 0 – 1 = – 1, que não é um número natural. Assim sendo, concluímos que o conjunto dos números naturais é limitado. Sim, é possível que um conjunto seja limitado e infinito ao mesmo tempo.

Os números decimais têm origem nas frações decimais. Por exemplo, a fração 1/2 equivale à fração 5/10 que equivale ao número decimal 0,5.

Enquanto não dominamos as regras de derivação, as indeterminações 0/0 serão estudadas através de manipulações algébricas. No caso em que tanto f e g são polinômios, se o limite quando x tende ao valor a é 0/0, então x=a é raiz tanto de f quanto de g. Assim, basta reescrever f(x) = (x-a)q(x) e g(x) = (x-a)r(x).

Um Conjunto Finito de pontos também terá medida ZERO. Para obtermos um objeto geométrico com medida diferente de ZERO é necessário um conjunto INFINITO de pontos. Com uma quantidade FINITA de multiplicações e/ou divisões de números FINITOS (algoritmos finitos) é impossível gerar o ZERO e/ou INFINITO!

Quanto menor o denominador em uma fracao, mais alto o resultado da divisão. Logo para um denominador tendendo a zero, o resultado tende ao infinito.

A sequência formada pelos números naturais e empregada em todas as situações é: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11... Nós podemos utilizar o símbolo para representar esse conjunto numérico: Não pare agora...

Assim como nos números naturais, sucessor é o que vem depois e antecessor é o número que vem antes. Por exemplo, o sucessor de 0 é 1, e o antecessor de 0 é –1.

Você já viu a expressão zero à esquerda empregada para qualificar alguém como uma nulidade? A origem dela está na matemática, em que o zero à esquerda de um número não tem nenhum valor.

Um número maior ainda é chamado googolplex, que é um número 1 seguido de googol zeros. É difícil até imaginar! Para escrever este número, a gente precisaria de uma pilha de papel que provavelmente nem caberia no Universo! Por maiores que sejam esses números, eles não podem ser comparados nem de perto com o infinito.

Duas vezes infinito, ainda é infinito. Infinito mais um ou menos um não deixa de ser infinito.

Se o valor do limite foi diferente para caminhos diferentes, o limite não existe. Logo, nosso limite não existe!

Resposta verificada por especialistas. Em Matemática, "infinito" é o conceito que descreve algo que é maior do que o número natural. Geralmente se refere a algo sem qualquer limite.

6 O Sistema de numeração Indo-Arábico
O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão.

Concluímos, então, que a resposta à pergunta “Quem inventou o zero?” é a seguinte: os babilónios inventaram o primeiro símbolo do zero, os gregos foram os primeiros a compreender o conceito de zero e os indianos utilizaram o zero pela primeira vez como número de pleno direito.

O numeral “zero” não representa a forma de plural, mas, sim, a total ausência de quantidade; um conjunto vazio. Portanto, se não há a pluralidade, se não há um número maior de um, a concordância com o numeral zero (0) deverá ser feita no singular.