Poderia passado ou futuro?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

“Poderia” faz parte do futuro do pretérito do indicativo, que é o nosso condicional e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.

Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado. Exemplos: Nós cantaríamos na festa de despedida. Ele faria a torta de nozes.

A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.

Poderia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguiria, lograria, suportaria, aguentaria, toleraria, exporia.

É um verbo extremamente irregular, que apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. Em alguns tempos verbais, o radical pod- transforma-se em pud-: eu pude, eles puderam, quando eu puder,...

Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo.

Qualquer uma das duas formas pode ser usada em textos opinativos.

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo poder na 3ª pessoa do plural. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Podiam está no pretérito imperfeito do indicativo e poderiam está no futuro do pretérito do indicativo.

Terminações do futuro do presente do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -arei. (Tu) radical + -arás. (Ele) radical + -ará (Nós) radical + -aremos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -erei. (Tu) radical + -erás. (Ele) radical + -erá (Nós) radical + -eremos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

O futuro do presente do indicativo é utilizado para indicar um fato a ocorrer num momento seguido da ação. Dessa forma, o verbo remeterá a um fato que irá acontecer posterior ao discurso retratado. Comumente, esse tempo verbal é utilizado para designar uma incerteza do agente ou ainda uma ordem do mesmo.

Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

O futuro do subjuntivo é usado para expressar a possibilidade de algo que pode acontecer ou que você espera que aconteça no futuro. Este tempo verbal é comumente usado em orações subordinadas, ou seja, uma sentença que depende de outra sentença. Por exemplo: Se eu for a Paris, eu vou comer croissants.

adjetivo Que já passou; que não faz parte do presente nem do futuro; passado: momentos pretéritos; vida pretérita.

“Poderia” faz parte do futuro do pretérito do indicativo, que é o nosso condicional e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. Confira o exemplo: Se ele quisesse, tudo poderia ser diferente.

1 seria capaz, conseguiria, controlaria. Teria força para suportar: 2 suportaria, aguentaria, toleraria, aturaria.

1 seriam capazes, conseguiriam, controlariam, saberiam, teriam potencial, lograriam.

Terceira pessoa do singular do futuro do conjuntivo do verbo poder.

Considerando que o verbo existir pode ser substituído pelo verbo haver, as formas verbais “exista” (l. 14) e “existem” (l. 29) admitem ser substituídas por haja e há, respectivamente.

A forma correta de escrever esta expressão é por favor (separada), e não “porfavor”. Aliás, “porfavor” não existe como palavra oficial na língua portuguesa. Normalmente, as pessoas utilizam o “por favor” com a intenção de indicar educação e cordialidade ao solicitar algo ou alguma coisa a alguém.