Poderia dar ou da?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo.

Logo, "dê" é utilizado quando nos referimos à ação de oferecer algo a alguém ou mesmo de pedir algo. Já a forma verbal "der" só pode ser usada depois do pronome "se" e "me".

Expressão usada em explicações ou desculpas. O mesmo que "não será possível". Não vai dar pra eu sair com você hoje!

1. Vai dar bom. [Gíria] - Uma gíria utilizada para se referir a algo que vai ou vêm dar certo; Algo que terá grande prestígio ou valia; Vai dar bom este casamento.

da – Preposição de + Artigo a . dá – Verbo dar conjugado na terceira pessoa do singular ele/ela dá . Uso: O pirulito é da Talita.

Vai dar certo ou vai dá certo? Como dito acima, essa expressão tem uma forma correta: “Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar.

1 oferece, presenteia, oferta, doa, brinda, cede, concede, entrega, transfere, atribui, passa, dedica, fornece, confere, faculta, outorga, destina, lega.

Se você gostaria de dizer que irá olhar alguma coisa, o correto é "dar uma olhada". Se você se refere ao fato de alguém está olhando algo, o certo é "(ele) dá uma olhada". Entretanto, se você pede para que uma pessoa olhe alguma coisa, utilize "dê uma olhada".

Dá é a 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. Dar é o verbo no infinitivo. Na hora da dúvida entre usar um ou outro, quando empregar o “dar” substitua por outro verbo no infinito, se o sentido continuar o mesmo então use dar e não dá.

Verbo dar - Verbo irregular da 1ª conjugação

PresentePretérito perfeitoPretérito mais-que-perfeito
dou dás dá damos dais dãodei deste deu demos destes deramdera deras dera déramos déreis deram

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

mundo linguístico explica que 'de eu' é linguagem correta: o enunciado contém 'eu' precedido de preposição e em seguida um verbo: Esta é a hora de eu partir! Fica claro que o oblíquo 'mim' não pode ser usado. Na coloquialidade, há quem use 'Está na hora de mim ir'.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Os dicionários informam que “bom dia” é um cumprimento que se faz no período da manhã. Esta, como se sabe, é definida como “parte inicial do dia que vai do levantar do Sol ao meio-dia” (Houaiss).

Nas formas desejosas, de um dia literalmente bom, não há uso de hífen. “Fulano passa, diz e escreve: – Bom dia! Bom feriado a todos!”

Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen. A regra é a mesma para “boa tarde” e “boa noite”. Acompanhe exemplos: Bom dia, Joana!

Não vai dar tempo!: verbo no infinitivo
A frase que inicia o nosso artigo deve ser “Não vai dar tempo!”. “Dar” é a forma do verbo no infinitivo. O infinitivo impessoal “dar” deve ser empregado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e sem sujeito definido.

É interessante lembrar que o uso dos artigos definidos diante dos antropônimos (nomes próprios de pessoas) é facultativo. Há regiões (países, estados, cidades) que gostam dos artigos e outras não: "casa do Paulo" ou "casa de Paulo"; "livro da Maria" ou "livro de Maria".

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

A forma correta de escrita da palavra é vão. A palavra vam está errada.