Pode zerar matéria em concurso?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Você pode até “zerar” alguma disciplina, não importa, o que interessa é a nota global da prova. Como exemplo, cito o concurso para Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo (AFR-SP). Nessa prova, exige-se o mínimo de 50% da pontuação de cada uma das três provas e uma pontuação global de, no mínimo, 60%.

As doenças que mais reprovam em concurso público são aquelas que afetam o sangue. Algumas dessas doenças são: anemia, leucemia e hemofilia.

São exemplos de eliminações cabíveis de intervenção judicial: sem justificativa; por erro médico; desapropriada; por doenças transitórias. No primeiro caso, algumas bancas examinadoras eliminam o candidato sem nenhuma justificativa, utilizando, às vezes, termos como “candidato inapto” ou “candidato eliminado”.

Além da avaliação que serve como vestibular, a punição valerá para a conduta em concursos públicos. A popular “cola” passa a ser crime tipificado no código penal e pode render ao autor de dois a seis anos de reclusão e multa.

Segundo Vicalvi, não pode assumir o cargo o candidato que não está em dia com as obrigações eleitorais ou que teve seus direitos políticos suspensos. "Se o aprovado não votou ou não justificou o voto na última eleição, por exemplo, não poderá entrar no serviço público", diz.

Dar nota zero a algo ou alguém: o professor zerou as provas de metade da classe.

Como ser aprovado no concurso Banco do Brasil? Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato deverá obter 50% ou mais do total de pontos, além de um aproveitamento igual ou superior a 50% nas partes de Conhecimentos Básicos e Específicos. Além disso, não será permitido zerar nenhuma das disciplinas.

Como já ressaltamos, a maioria das escolas só aceitam que o aluno realize recuperação final em três disciplinas, por isso, se após realizar suas contas perceber que não atingiu a média em três disciplinas ou menos, que dizer que ainda há tempo.

De toda forma, para gabaritar a prova do concurso, você deve: Esquematizar o edital do concurso que você deseja prestar; Organizar seu roteiro de estudos com base no edital; e, Intercalar o avanço na matéria nova com revisões sobre a matéria que você já estudou.

Segundo análises realizadas por especialistas, concordância, pontuação, crase e regência são os conteúdos que aparecem com mais recorrência. É importante se atentar também em questões de sintaxe e aos tempos verbais.

Escoliose

Escoliose é um desvio > 10 graus. Depende do edital do concurso. Em geral eles colocam quantos graus no máximo pode ter a curvatura lateral da coluna (escoliose) quando presente.

"Colar" em provas de concursos públicos agora é considerado crime e pode resultar em pena de um a quatro anos de prisão, além de multa. É o que prevê a Lei nº 12.550 publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de dezembro de 2012.

Além do “xixi preventivo”, uma ida ao banheiro durante a prova também serve como um momento para se acalmar, espairecer e até se alongar. Dessa forma, garanta que você tenha até 10 minutinhos mais tranquilos para ir ao banheiro e, mais uma vez, aliviar a bexiga, mas também diminuir a tensão da prova.

Em regra, a preexistência de doenças, ou seja, os problemas de saúde não o impede de entrar na Polícia Militar, mas existem casos específicos previstos no edital do concurso. Isso porque, além das leis, o edital é a principal regra que dá a direção sobre as avaliações aplicadas, incluindo os exames médicos.

Mas usar uma técnica de chute para concursos realmente funciona? A única resposta que podemos dar, com certeza, é que é melhor chutar e ter a chance de estar certo do que deixar a resposta em branco e não ter chance alguma. Por isso, use o chute apenas quando a outra opção for deixar a questão em branco.

Não importa a alternativa escolhida, a probabilidade de um aluno acertar no chute é de 20%. Para acertar duas questões, a chance diminui para 4% (1/5 x 1/5= 1/25 e 1/25 x 100) e para acertar três, fica ainda mais difícil: 0,8%, explicou.

Ou seja: uma pessoa não pode ser impedida de participar de um concurso ou mesmo de assumir a vaga, caso seja aprovada, apenas por estar inadimplente.

Continuar lendo Pode zerar no concurso?