Pode zerar inglês no Enem?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Não há uma prova específica para a língua estrangeira, elas estão inclusas na avaliação de linguagens e suas tecnologias. Zerar as questões voltadas a esse assunto não anula o desempenho do candidato, mas o impede de ganhar vantagem sobre os concorrentes.

O inglês no Enem é aplicado como uma de duas possíveis línguas estrangeiras na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Em 2022, essa prova será aplicada no dia 13 de novembro. Ao todo, o candidato precisa responder cinco questões, equivalente a 11% da prova de Linguagens.

A nota máxima registrada foi de 846,9, e a mínima, de 311,6.

Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. Pena – Reclusão de um a cinco anos e multa.

Pode zerar a língua estrangeira no Enem? (Inglês/Espanhol)
Não há uma prova específica para a língua estrangeira, elas estão inclusas na avaliação de linguagens e suas tecnologias. Zerar as questões voltadas a esse assunto não anula o desempenho do candidato, mas o impede de ganhar vantagem sobre os concorrentes.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

Por sua similaridade com o português, parte dos candidatos acredita que mesmo sem um conhecimento mínimo do idioma, o espanhol é mais fácil que o inglês para responder as questões do Enem. Mas, ainda segundo o Inep, em todo o Brasil, a média de acerto em inglês é de 45%, enquanto em espanhol o número cai para 34%.

Portanto, considerando a quantidade de questões e as características da prova, não temos receio algum em afirmar que a disciplina mais importante para o Enem é a nossa língua, o português.

Para que você tenha ao menos 700 pontos no Enem 2022, você deve acertar em média 110 questões, podendo ser da seguinte forma: Ciências da Natureza: 25 acertos, Ciências Humanas: 29 acertos, Linguagens e Códigos: 37 acertos e Matemática: 19 acertos.

Já a menor, Ciências da Natureza, 490,39. As notas do Enem, exceto da redação, são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método avalia a consistência das respostas dos participantes e, por isso, as notas máximas e mínimas variam a cada edição.

Ex-aluno do Aprova Total conta como teve a maior média nacional no Enem 2021. "Primeiro lugar no Enem 2021" (maior média nacional, com 862,68 pontos). Primeiro lugar em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os candidatos que forem fazer a prova podem ir de cabelo preso ou solto --não há nenhuma orientação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem, em relação a isso. Só não é permitido o uso de itens de chapelaria, como bonés e chapéus, durante o exame.

É preciso estar atento ao que é permitido no local de prova, para não correr o risco de ser eliminado do Enem 2022. Não há nenhuma restrição quanto à vestimenta. Por isso, pode usar short no Enem e ir de chinelo.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta, mas tem alguns itens que são proibidos! São eles: Óculos escuros; Artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

Não existem impedimentos legais para a reprovação em língua estrangeira, segundo as leis nacionais. Isso depende das opções político-pedagógicas adotadas por cada escola. Há redes em que as disciplinas de inglês e espanhol, por exemplo, não reprovam ninguém.