Pode xingar os filhos?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Estudos recentes mostram que gritar com os filhos pode ser prejudicial e desencadear problemas de comportamento e depressão. Essa atitude também dá margem para que eles gritem com você de volta. Ou seja, mostra que não há problema em perder o controle quando se está nervoso(a).

Os pais nunca devem bater em seus filhos e nunca usar insultos verbais que possam humilhar ou envergonhar a criança”, disse Sege, principal autor da declaração da Academia Americana de Pediatria sobre punição corporal.

Gritos não geram disciplina
O cérebro de uma criança ainda não fez as conexões necessárias para entender por que você tomou uma decisão, ela não entende suas razões. Sua filha não consegue entender seus motivos para não comprar um brinquedo para ela, então ela fica angustiada quando a expectativa não é atendida.

"Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23.13-14).

Crianças que crescem em lares onde o pai julga, xinga e humilha a mãe verbalmente podem crescer com vários problemas psicológicos além de doenças físicas, como problemas na pele e no sistema nervoso.

A verdade é que, há alguns anos, dar chineladas em filho era uma prática normal e aceita. No entanto, as tendências recentes na educação afirmam que é melhor usar outros tipos de práticas para repreender as crianças. Assim sendo, é melhor não fazer nada que possa causar mais estresse ou um trauma.

Quando essas brigas são frequentes e/ou intensas, podem causar consequências sérias nos filhos, como depressão, transtornos de conduta, automutilação, uso indevido de substâncias, psicose, fracasso escolar e até suicídio, afirma Harold.

Esta é a sua oportunidade de mostrar-lhe o que é maturidade. Ele também aprenderá muito com isso.
...
Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

Por exemplo, o constante hábito de gritar contribui para a deterioração da autoestima da criança. Isso significa que ela tende a desenvolver menos habilidades sociais, muito por se sentir desvalorizada pela sociedade e isso inclui os próprios pais.

Firmeza na hora da correção
A psicóloga conta que os pais precisam ser firmes quando necessário, mas que isso não necessariamente implica em darem broncas. “A gentileza é importante para mostrar respeito pela criança, e é importante para mostrar respeito por nós mesmos e pelas necessidades da situação.

Veja cinco dicas práticas que podem te ajudar:

  1. Só cobre da criança o que foi combinado. Tenha sempre em mente que para a criança ser cobrada, ela precisa primeiro saber que aquilo é errado. ...
  2. Aja de cabeça fria. ...
  3. Use as palavras certas. ...
  4. Corrija apenas por atos intencionais. ...
  5. Não corrija em público.

Dicas para Como Fazer seu Filho Obedecer

  1. Se conecte e depois direcione. ...
  2. Vá direto ao assunto. ...
  3. Faça disso um desafio. ...
  4. Troque os maus hábitos. ...
  5. Não só fale. ...
  6. Explique causa e consequência. ...
  7. Dê escolha. ...
  8. Mude o tom.

De acordo com especialistas na área, os gritos ativam a produção do cortisol, o hormônio do estresse. A psicóloga Henar Martín López explicou, em entrevista ao jornal El País, que isso acontece porque o organismo identifica a situação como perigosa.

Provérbios 4:1-14 NVT
Meus filhos, ouçam quando seu pai lhes ensina; prestem atenção e aprendam a ter discernimento. Pois a orientação que lhes dou é boa; não se afastem de minhas instruções. Quando eu era filho de meu pai, filho único, amado por minha mãe, meu pai me ensinava: “Leve minhas palavras a sério!

Provérbios 3:12 NTLH
Porque o SENHOR corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.