Pode viver com o tímpano perfurado?

Perguntado por: greis . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

O tímpano perfurado geralmente pode se curar sozinho. Entretanto, ele também pode apresentar algumas complicações que exigem um pouco mais de dedicação para que o problema não se agrave. Como sabemos, a informação é a melhor prevenção para evitar problemas.

Em casos de perfurações menores, pode levar de algumas semanas a dois meses para se curar. Nesses casos, pode ser necessário usar um tampão para melhorar a cicatrização do tímpano e manter a região limpa. Caso o tímpano não tenha cicatrizado em dois meses, o médico deve ser procurado novamente.

Tratamento para tímpano perfurado
Durante esse período é necessário usar um pedacinho de algodão dentro do ouvido sempre que for tomar banho, não assoar o nariz, e não frequentar a praia ou a piscina para não correr o risco de entrar água no ouvido porque isso pode infeccionar.

Tímpano perfurado causa surdez? A literatura médica chama de surdez qualquer perda da audição. Portanto, como a perfuração do tímpano compromete a capacidade de ouvir, podemos considerar que sim, ela causa graus de surdez. Entretanto, na maioria dos casos, não há perda total da audição.

O tímpano perfurado, quando não é corretamente tratado, pode causar complicações, como perda de audição, otites, colesteatoma e até mesmo o aparecimento de cistos no ouvido médio. O tratamento imediato, então, é importante para preservar sua audição.

A otoscopia é uma etapa fundamental do exame do tímpano realizado pelo otorrinolaringologista, principalmente para avaliar a perfuração dos tímpanos. Este exame consiste na inserção de um instrumento no meato acústico, permitindo a visualização das estruturas internas do ouvido.

Dessa forma, o ideal é que se evite o uso de gotas otológicas em pacientes com suspeita de perfuração otológica, porém pacientes com supuração auricular crônica podem se beneficiar do uso de quinolona tópica.

A perfuração do tímpano por uma lesão causa dor súbita e intensa, às vezes seguida de sangramento no ouvido, perda de audição e barulho no ouvido (acufeno. O zumbido é um sintoma e não uma doença específica.

A cirurgia para corrigir o tímpano perfurado, também chamada de timpanoplastia, geralmente é indicada quando a membrana não se regenera completamente após 2 meses do rompimento. Nesse caso deve haver persistência dos sintomas e a pessoa volta ao médico para uma nova avaliação.

Caso a perfuração ocorra, é necessário buscar o tratamento adequado conforme a causa. Na maioria dos casos, o tímpano cicatriza de forma espontânea após algumas semanas. Mas o médico pode passar algum medicamento para evitar mais complicações.

O preço de uma cirurgia inclui a parte hospitalar + honorários do anestesista + honorários da equipe cirúrgica. Tudo somado fica em torno de 6000 reais.

“São quatro cenários principais que podem envolver a surdez em apenas um dos ouvidos. Pode ser através de (I) uma infecção viral como a otite; (II) de uma lesão vascular da cóclea, hemorragia ou infarto; (III) devido a trauma; (IV) ou até mesmo por conta de tumores do nervo auditivo”, explica o especialista.

— É um desvio temporário do limiar auditivo, ou seja, uma perda de audição reversível. Em até 24 horas, espera-se que o ouvido já tenha voltado ao normal.

Considerado bastante simples, a cirurgia de timpanoplastia consiste na colocação de um enxerto de cartilagem ou de parte muscular da orelha para o fechamento da perfuração. Para isso, o cirurgião realiza uma pequena incisão no canal auditivo ou atrás da orelha, por onde será colocado o enxerto.

Ao limpar os ouvidos com cotonete o indivíduo pode causar uma lesão ao órgão, além de otites externas, infecções e lesões como perfurar o tímpano e, em último caso, pode até precisar de uma cirurgia para correção.

Isso costuma acontecer durante voos de avião e mergulhos em profundidade, ou quando a pessoa assoa o nariz de maneira muito intensa, transmitindo pressão do nariz para o ouvido, também podendo gerar perfurações em casos mais extremos.