Pode viver a vida toda com fimose?

Perguntado por: ajesus5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O homem pode conviver a vida toda com a fimose? Depende. Normalmente, na vida adulta, a fimose pode causar dor, desconforto nas relações sexuais ou infecções urinárias. Além disso, ela também é uma das principais causas do câncer de pênis.

Até que idade é normal ter fimose? Em geral, é normal ter algum grau de fimose até os 5 anos de idade. A retração pode acontecer naturalmente muitos anos depois, até na adolescência, mas a partir dos 5 anos recomenda-se ficar de olho junto com o pediatra para decidir sobre o início de algum tratamento.

A fimose no homem adulto é uma das principais causas do câncer de pênis. Isso acontece porque quando não é possível a limpeza total da glande, há o acúmulo de sebo e o ambiente se torna ideal para o desenvolvimento de fungos, vírus ou bactérias.

Importante: A fimose, se não tratada, pode provocar câncer do pênis e outras doenças, uma vez que o excesso de pele dificulta a higienização correta do local.

Em crianças, a fimose costuma causar muita dor na região, além de uma inflamação que pode ser constante e causar febre. Já a fimose em adultos pode causar dificuldades no desempenho sexual, além de também ser um dos fatores de risco para o câncer de pênis.

Não precisa ter vergonha. Dependendo do grau da fimose, é normal que dificulte na higiene da glande, e isso é rotineiro no consultório. Agende a consulta com um urologista para avaliar, pois a higiene precária pode ser causa de lesões até cancerígenas no pênis.

Quais são os métodos existentes para o tratamento da fimose?

  1. Exercícios específicos no prepúcio. Com a supervisão dos responsáveis, o banho é uma boa hora para cuidados íntimos e para fazer exercícios de retração do prepúcio. ...
  2. Uso de pomada corticoide. ...
  3. Cirurgia com colocação do anel de plástico. ...
  4. Cirurgia de postectomia.

A fimose é caracterizada pela dificuldade de expor a glande do pênis e isso pode acontecer na infância, mas também em qualquer idade do homem. Adultos podem desenvolver quadros de inflamações crônicas do prepúcio e isso causar seu estreitamento, provocando a fimose.

Se estiver lhe causando incomodo na relação sexual ou constantemente acumulando secreções no local deve fazer a cirurgia pois não há limite de idade! Não existe limite de idade para cirurgia.

A fimose é uma condição que pode surgir em qualquer faixa etária. O caso deve ser avaliado pelo seu urologista e , se necessário, indicada a cirurgia de Postectomia.

Quais problemas a fimose pode causar? A pele que recobre a glande dificulta a higiene correta do pênis e favorece o acúmulo de esmegma –concentração de óleo, sujeira, pele e umidade no órgão sexual. Isso facilita a proliferação de fungos e bactérias, que podem gerar infeções que causam dor, inchaço, mau odor.

Boa tarde, isso varia muito de urologista para urologista (No geral em torno 1000-3000 reais).

Quem tem fimose pode ser pai? A resposta é sim. A presença de fimose moderada não impede o pênis de ejacular, ela apenas pode prejudicar a qualidade da relação sexual, causando desconforto ao invés de prazer. Ou seja, desde que não atrapalhe a ereção, o homem que é portador de fimose consegue ter filhos.

No grau 1, a retração é completa; No grau 2, a pele tem estreitamento na parte atrás da glande; já no grau 3, a exposição é gradual; no grau 4 a retração é muito reduzida, sem a possibilidade de expor a glande. No grau 5, considerada a forma mais grave, não é possível fazer a retração prepucial.

Mitos sobre a fimose: 1 – Quem tem fimose sente mais prazer
De maneira geral, o homem pode sim sentir mais sensibilidade na região do prepúcio quando tem fimose. Mas, isso não pode ser confundido com o aumento do prazer. Pelo contrário, a sensibilidade pode ocasionar dor e desconforto durante as relações.

Grau 5: forma mais grave de fimose em que não se consegue puxar a pele do prepúcio, não sendo possível expor a glande.

Essa pele, aliás, se chama prepúcio. Praticamente todos os meninos nascem com a condição, porém, na maioria deles, a fimose desaparece com o tempo. Quando o problema persiste, causa sintomas desagradáveis (dor, dificuldade para urinar etc) e exige tratamento, que pode incluir cirurgia.

A fimose pode atrapalhar por dificultar a higiene peniana e aumentar o ricos de infecções. Quando se chega a vida adulta e inicia-se a vida sexual, a fimose também causa pequenos desconfortos e lesões no pênis.