Pode vir duas contas de luz no mesmo mês?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 2 de junho de 2023
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Marcele Loyola explica que o lançamento de duas contas com vencimento para o mesmo mês é uma irregularidade que não pode ser realizada pela empresa concessionária de energia elétrica.

O que fazer quando pagar duas vezes o valor da conta de luz? O valor pago por engano deve ser descontado na próxima fatura de forma automática, sem que o consumidor precise apresentar qualquer comprovante.

Sim. Cada pessoa pode ter até duas contas individuais.

Para a maioria delas, basta que o cliente entre em contato com a empresa para formalizar a reclamação e demandar o esclarecimento das cobranças. Caso o cliente tenha concluído o pagamento, ele tem direito ao reembolso das quantias indevidas com juros e compensação, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Tem como contestar o valor da conta de luz? “Minha conta de luz veio muito alta, onde reclamar?” Caso a distribuidora não dê retorno sobre a reclamação ou uma justificativa plausível, o consumidor pode ligar para a ouvidoria da própria Aneel, no telefone 167, para abrir uma reclamação contra a cobrança indevida.

Um refaturamento é quando um documento de faturamento impreciso é anulado devido a encargos inválidos e, em seguida, substituído por um novo documento de faturamento que contém encargos ajustados.

Isso significa que, se o valor total da sua conta de energia for menor que R$75, ela virá zerada e sem o código de barras para pagamento. Mas, fique tranquilo, o valor será cobrado na conta do mês seguinte (sem multas ou juros), quando a soma dos valores for superior a R$75.

Pagamento em duplicidade significa que você pagou duas vezes o mesmo título, em vez de apenas uma vez. Por exemplo, pagar o aluguel do escritório duas vezes referente ao mesmo mês. Isso pode acontecer por diversos motivos, mas, geralmente, é por falta de atenção e organização.

O cidadão que pagou duas vezes a mesma conta de água pode requerer a devolução de importância por duplicidade de pagamento.

90 dias

No geral, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determina que o consumidor pode ter o fornecimento de energia elétrica interrompido após 90 dias de atraso no pagamento. No entanto, esse prazo pode variar de acordo com a região.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que quem tem nome sujo pode pedir ligação de energia da mesma forma que qualquer cliente. Os procedimentos variam conforme a região e a concessionária responsável pelo serviço.

A taxa de juros é calculada de acordo com o perfil de crédito, consultado nos birôs de crédito, como Serasa e SPC. Mas, mesmo quem estiver com o nome sujo ou tiver um score baixo pode conseguir empréstimo pela conta de luz.

Para saber como a sua conta foi faturada você deve checar na nota fiscal no campo escrito Dados de Medição, e caso na linha onde está escrito Leitura aparecer a informação Não executada, significa que o cálculo foi feito pela média naquele mês.

Para verificar se há erro do leiturista, faça você mesmo a medição no mesmo dia que ele. Então, compare com o que vem descrito em sua conta. Se os valores forem diferentes, entre em contato com a companhia de energia elétrica. É sempre bom analisar se há fuga de energia.

Saiba como identificar a fuga de energia na instalação elétrica. Primeiro, desligue a iluminação e retire todos os equipamentos das tomadas. Em seguida, verifique se o disco do medidor continua girando. Se isso acontecer, existe fuga de energia.

Ao constatar atraso no pagamento da fatura, a empresa distribuidora pode cortar a energia, desde que haja uma notificação por escrito de no mínimo 15 dias. 18h, em dias úteis, sendo vedada às sextas-feiras e em vésperas de feriado.

Para residências com padrão monofásico a taxa mínima refere-se a 30 kWh. Já para residências com padrão bifásico a taxa mínima refere-se a 50 kWh. Para residências com padrão trifásico a taxa mínima refere-se a 100 kWh.

As concessionárias públicas de água, luz e telefonia são proibidas de cortar o fornecimento residencial de seus serviços por falta de pagamento no final de semana (a partir das 12h da sexta-feira até as 8h da segunda-feira), além de feriados (entre as 12h da véspera e às 8h do dia subsequente a feriado nacional, ...

Uma das explicações para a conta de luz muito alta pode estar na composição do valor da despesa, que é formada por alguns custos diferentes. Entre eles estão: distribuição e compra de energia, transmissão de energia, tributos e encargos setoriais.