Pode vir aqui ou pode vim aqui?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Tanto “vim” quanto “vir” são formas verbais existentes na língua portuguesa. “Vim” é uma conjugação no pretérito perfeito do indicativo do verbo “vir”. Está conjugado na 1ª pessoa do singular. “Vir” pode ser a forma no infinitivo do verbo “vir”.

Vim vem do verbo vir. O mesmo que: entendi, voltei, tornei, regressei, acudi, emanei, derivei, surgi, compareci.

3 atingi, alcancei, toquei. Aparecer, passando a ser percebido: 7 apareci, surgi.

Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.

O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”. Também não diga “nós vamos vir”.

Conjugação do verbo: vir

  1. Presente. eu. venho. tu. vens. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. vinha. tu. vinhas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. virei. tu. virás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. venha. que tu. venhas. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. vier. se tu. vieres. ...
  6. Pessoal. eu. vir. tu. vires. ...
  7. eu. viria. tu. virias. ele/ ela/ você

Deverão ser utilizadas em situações diferentes uma vez que são formadas por verbos diferentes. Na expressão “quando ele vier” está sendo conjugado o verbo vir. Na expressão “quando ele vir” está sendo conjugado o verbo ver.

A confusão acontece porque ver e vir são verbos irregulares, ou seja, a conjugação altera o radical da palavra em alguns tempos verbais. Geralmente, a conjugação regular é a que modifica apenas a desinência verbal (ou seja, a terminação do verbo conjugado).

Apenas deverá ser acentuada graficamente a forma no plural vêm. Está errada a escrita da palavra vém, com acento agudo.

A forma correta da expressão referida é “que estão por vir". A expressão acima se refere a determinadas coisas que estão por acontecer, pertencentes a um momento futuro, que ainda não se iniciou. Por isso, o verbo deve estar no modo infinitivo, sem ser conjugado.

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Vai vir ou vai vim
Ou seja: apenas a forma “vai vir” é a correta de ser aplicada.

Que está por vir: 1 futuros, amanhãs. 2 futuros, horizontes. 3 Não encontrou o sinônimo que procurava?

A conjunção quando e locuções conjuncionais como no momento em que pedem o verbo no futuro do conjuntivo (futuro do subjuntivo no Brasil). Com o verbo ver, é assim: quando eu o vir, quando tu o vires, quando ele o vir; quando nós o virmos, quando vós o virdes, quando eles o virem.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta.

2) VIER é FUTURO DO SUBJUNTIVO do verbo VIR: “Quando eu VIER novamente, assinaremos o contrato.” “Se você VIER ao Rio de Janeiro, vai adorar.” Cuidado: O uso do verbo nas frases “Quando eu vir aqui novamente” e “Se você vir ao Rio de Janeiro” está errado.

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que. Indica também o ato de haver a possibilidade e de estar com dívidas.