Pode viajar de avião com a xerox do RG?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Nas viagens internacionais, não são aceitas cópias de documentos. Se o passageiro brasileiro estiver sem documento devido a roubo, furto ou extravio, para o embarque em vôos domésticos ele deverá apresentar Boletim de Ocorrência policial com no máximo 15 dias de sua data de emissão.

Se você perdeu seu documento ou sofreu um furto ou roubo, ainda assim poderá seguir viagem dentro do Brasil. Nesse caso, você precisa apresentar o boletim de ocorrência emitido há menos de 30 dias antes de seguir viagem. Esse artigo foi útil?

Para viajar de avião, é necessário apresentar alguns documentos obrigatórios, sendo eles: 1. Documento de identificação com foto: RG, CNH ou passaporte são aceitos como documento de identificação.

Para viagens nacionais

  • Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e com foto;
  • Certidão de Nascimento: para crianças menores de 12 anos. A partir dessa idade, precisam apresentar o RG ou outro documento oficial com foto.

A nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) já está sendo emitida em 9 Estados brasileiros. O prazo para que as unidades da Federação aderissem ao processo de emissão estava previsto para terminar nesta 2ª feira (6. mar. 2023), mas o governo federal optou por adiá-lo para 6 de novembro.

A Carteira de Identidade Nacional, também conhecida como RG Digital, poderá ser utilizada em viagens, inclusive internacionais. Em fevereiro de 2022, o governo federal lançou a Carteira de Identidade Nacional, que também tem sido chamada de RG Digital.

Na maioria das vezes, esse documento costuma ser a Carteira de Identidade (RG), mas pode ser também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Caso você não esteja com o documento original, vale apresentar uma cópia autenticada.

É comum que com muitos objetos para organizar, algo acabe ficando para trás. E se caso os documentos de identificação forem esquecidos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou para todo o Brasil o uso de documentos digitais de identificação liberados pelo Governo.

Saiba os cuidados que devem ser tomados na hora do embarque. Para quem for embarcar com crianças de 0 a 12 anos em um avião, os pais e responsáveis devem se atentar aos seguintes documentos: certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou documento de identificação com foto (RG ou passaporte) do menor.

RG vencido pode impedir viagens aéreas no território nacional, mas existem alternativas como a atualização do RG ou o uso de outros documentos de identificação. Para viagens internacionais, é necessário possuir um passaporte válido.

Para que possam ser aceitos, além de válidos em todo o território brasileiro, esses documentos (DNI, CNH-e, e-Título etc.) deverão conter foto que permita a identificação do passageiro. Já para o voo internacional, é preciso apresentar o passaporte brasileiro válido.

CPF será número único de identificação do cidadão, determina lei sancionada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quarta-feira (11) a Lei 14.534, de 2023, determinando que o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) seja adotado como único número do registro geral (RG) no Brasil.

A partir do documento impresso (físico), é possível gerar a versão digital via aplicativo RG Digital MG (RG Minas Gerais), disponível nos sistemas Android e IOS. O app também possibilita a validação do documento através do QR Code existente na carteira de identidade física.

Serão considerados documentos oficiais de identificação: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional, Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte.

O cidadão deve baixar o app GOV.BR nas lojas de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android. Após inserir o usuário e a senha no aplicativo, aparecerá uma tela inicial com o ícone 'Carteira de documentos'.

O documento estará disponível para retirada após 10 dias úteis do momento da solicitação.

Se você não possui o seu RG físico devido a perda ou roubo, é possível descobrir o número online através do site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS no seu celular (Android / iOS).

Documentos de identificação em suporte eletrônico podem ser apresentados pelos passageiros às empresas aéreas no momento do seu embarque em voos domésticos. Para que possam ser aceitos, além de fé pública e validade em todo o território brasileiro, esses documentos (DNI, CNH-e, e-Título etc.)

RG e CPF. Em viagem nacional é necessário para identificação do passageiro que o documento tenha foto, como o RG (Registro Geral), por exemplo. Nesse sentido, o CPF não tem validade para embarcar em voos dentro do território brasileiro, em razão da impossibilidade de identificação visual do passageiro.

Não é necessário apresentar a carteira de motorista para embarcar em um avião, portanto, o fato de a habilitação estar vencida não impede a viagem de avião.

APÓS A CHAMADA para a entrada na aeronave, o passageiro deve apresentar o seu cartão de embarque e o seu documento de identificação.