Pode viajar com pneus remold?

Perguntado por: sramires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.

A primeira delas é a durabilidade: como já ressaltamos, embora seja mais barato, ele tem cerca de 30% menos tempo de vida útil. Ou seja, você precisará trocá-lo com mais frequência. Outro ponto desfavorável é que os pneus remold não apresentam bom desempenho nas estradas, nem quando o veículo está em alta velocidade.

A grande vantagem do pneu remold em comparação aos pneus novos é que ele sai muito mais barato do que um que acabou de sair da fábrica. Isso porque, como vimos, a estrutura de pneus usados é aproveitada, realizando-se apenas a substituição de toda a camada de borracha da banda e as rodagens laterais.

Para passar na vistoria, portanto, o remold precisa ter o selo do Inmetro e o melhor é optar por uma empresa confiável.

Se fossemos apontar uma vantagem dos pneus remold é que eles são melhores do que os meia vida, pois, materiais são reaproveitados, enquanto os meia vida vem de origem desconhecida, portanto, a durabilidade e qualidade são altamente questionáveis.

Procure o DOT
Sendo assim, se o pneu não estiver com esses números grafados na borracha, pode apostar que é um remold, assim como a questão da marca. É bem simples.

Segundo nosso estudo a Vipal a durabilidade de pneus novos de até 54.700 quilômetros rodados. A quilometragem média do Brasileiro é 12.900 km por ano, portanto, este pneu pode durar até 4,2 anos, ou até 10 anos no máximo, a partir da data de fabricação por recomendação de segurança do fabricante.

Avaliações do pneu Remold
Baseado em avaliações de usuários reais das principais lojas do Brasil, o pneu Remold recebeu uma pontuação de 4,0/5 estrelas, o que é uma nota boa. Na classificação do site Pneus.org, está na 15. ª colocação, seguida pelas marcas Pneu Jinyu, Pneu Accelera e Pneu Tegrys.

A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de pneus reformados em veículos automotores de duas ou três rodas. O serviço de reforma de pneus para motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos é inclusive proibido pelo Inmetro no Brasil.

O PNEU REMOLD POSSUI DOIS (02) ANOS DE GARANTIA CONTRA DEFEITO COMPROVADO DE FABRICAÇÃO, SENDO ASSIM É NECESSÁRIO QUE O PRODUTO SEJA ANALISADO, SE CONSTATADO DEFEITO DE FABRICAÇÃO, O MESMO SERA BONIFICADO CONFORME A GARANTIA.

Mas a utilização do pneu remold é vetada em veículos agrícolas, motocicletas e outros. E para conseguir que o Pneu remold passa na vistoria do Detran precisa ter o selo do Inmetro e claro, optar por uma empresa confiável.

Pneus em mau estado são os itens que mais geram problemas na hora da vistoria. As características que chamam a atenção dos vistoriadores logo de cara são o desgaste irregular ou sulcos com menos de 1,6mm na banda de rodagem do pneu. Pneus diferentes no mesmo eixo também não são aceitos.

Diferentemente do processo de fabricação de um pneu recauchutado, no remold toda a borracha do pneu antigo é removida. Aqui só a carcaça é aproveitada para se fabricar um novo pneu. O fato de receber uma nova banda de rodagem pode tornar o pneu mais confiável e resistente.

O pneu remold é aquele que foi totalmente reformado. Toda a camada de borracha do produto é retirada e se aproveita apenas a carcaça do pneu usado. Na recapagem, é substituída apenas a parte da borracha da banda de rodagem que está desgastada.

Já o pneu remold dura um pouco mais. Na prática, ele gera metade do desempenho de um pneu novo em iguais condições: de 25 a 30 mil quilômetros de rodagem. No entanto, isso é considerado apenas na cidade.

80 km / h

De acordo com especialistas, os pneus remold são adequados para circular em cidades a baixas velocidades (máximo de 80 km / h). E o motorista ao comprar este tipo de pneu, é recomendável que ele verifique a área de produção da empresa e fabrique pneus de qualidade e garantidos.

A primeira vantagem é o custo, o pneu remold é mais barato. Se não tiver dinheiro para um bom pneu, é melhor usar um remold do que andar com pneus inadequados. Eles são vantajosos, sobretudo para quem uso o carro em uso urbano e baixas velocidades. O custo, é a única vantagem.

MICHELIN

Atualmente os melhores pneus para consumo de combustível na cidade são: PNEU MICHELIN LATITUDE TOUR HP. MICHELIN PRIMACY 3. CONTINENTAL POWERCONTACT.