Pode viajar com bebê no colo?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Embora o colo dos pais seja uma situação bastante confortável para o bebê e transmita uma falsa sensação de segurança, essa não é a melhor maneira de transportar o bebê.

Essa norma dispõe sobre as regras para o transporte seguro de crianças menores de dez anos de idade em veículos. A Resolução 277 do Contran determina que as crianças menores de dez anos devem ser sempre transportadas nos bancos traseiros dos veículos usando individualmente cinto de segurança.

Passageiros com bebê de colo (até 2 anos) têm direito a despachar gratuitamente 1 carrinho de bebê ou 1 bebê conforto e 1 cadeirinha. Em voos nacionais, se precisar levar outros itens, eles serão descontados de sua franquia de bagagem. Em voos internacionais, o bebê tem direito também a 10 kg de franquia de bagagem.

três meses de idade

Mas o recomendado pelos pediatras é esperar até que o bebê complete pelo menos três meses de idade, pois nessa fase ele já está mais resistente e algumas vacinas já foram administradas. No entanto, é importante lembrar que cada criança é única e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.

De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é seguro viajar de ônibus com bebês a partir dos 3 meses de idade. Essa idade é considerada segura porque o sistema imunológico do bebê já está mais desenvolvido, diminuindo o risco de infecções.

3 anos

A idade mínima recomendada para viagem no colo em ônibus é de 3 anos. No entanto, algumas empresas permitem que crianças menores de 3 anos viajem no colo dos pais ou responsáveis, desde que seja apresentada uma autorização por escrito e assinada pelos responsáveis.

As crianças com idade inferior a 10 (dez) anos que não tenham atingido 1,45m de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, salvo exceções relacionadas a tipos específicos de veículos regulamentadas pelo CONTRAN.

Para quem for embarcar com crianças de 0 a 12 anos em um avião, os pais e responsáveis devem se atentar aos seguintes documentos: certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou documento de identificação com foto (RG ou passaporte) do menor.

Crianças menores de 10 anos devem viajar sempre no banco de trás. Ao viajar com crianças pequenas, é sua responsabilidade fornecer a cadeirinha infantil. As crianças devem ocupá-la durante todo o trajeto e não devem ser levadas no colo.

Aqui vão algumas dicas de como proteger os ouvidos no avião:
Se eles já tiverem idade para comer sólidos, dar uma bolacha. Mastigar ajuda. Ir propondo, ao longo do voo, um biberão de água. Além de hidratar, desimpede o ouvido de forma progressiva.

Se você vai viajar com bebês de colo ou crianças pequenas, os melhores lugares são os “bulkheads”, ou seja, aqueles que vêm logo atrás das divisórias de cabine.

O valor para despachar uma bagagem nas principais companhias aéreas nacionais varia de R$ 40 a R$ 140 por trecho. Então, faça a conta se é mais barato pagar a franquia de ida e volta ou se é mais econômico alugar da cadeirinha.

Parques e jardins podem ser boas opções, pois oferecem um ambiente tranquilo e agradável para o bebê. Também é possível fazer passeios culturais, como visitas a museus e exposições, desde que sejam adequados para a idade do bebê.

O aconselhável, pela maioria dos pediatras, é esperar que o bebê complete 3 meses de idade para viajar. Assim, o bebê já recebeu algumas vacinas importantes para o desenvolvimento da sua imunidade.

A melhor posição para viajar com um bebê de 2 meses é no colo da mãe ou do pai, em uma posição confortável e segura. É importante evitar posições que possam obstruir as vias aéreas do bebê.

Em geral, as companhias aéreas consideram o voo seguro para os recém-nascidos a partir do 7º dia de vida. No entanto, a recomendação dos pediatras é que os pais aguardem até os 3 primeiros meses, já que antes disso o sistema imunológico da criança ainda não está desenvolvido.

Pela lei da cadeirinha, você poderá virar o bebê para frente quando ele completar 1 ano de idade, ou atingir 13kg.

Assim sendo, isso quer dizer que você só pode instalar a cadeirinha no banco do meio se o veículo for equipado com o cinto de três pontos retrátil neste assento. Isso porque o dispositivo de retenção infantil é apropriado apenas para veículos equipados com cinto de segurança de três pontos retrátil.