Pode varrer depois de extrair dente?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Vale lembrar que esse também não é um repouso absoluto. Sendo assim, depois de extrair um dente você vai poder caminhar livremente pela casa e realizar seus afazeres normalmente.

Evite atividades que demandam esforço físico
Esse período de tranquilidade será essencial para não causar sangramentos, dores e outras complicações. Por isso, vale ficar boa parte do dia deitado, com a cabeça mais elevada que o resto do corpo, e sem fazer muitos movimentos ou se expor ao sol.

Dessa maneira, é fundamental nas primeiras 48 horas após a cirurgia, o paciente ficar em repouso para evitar infecções, edemas e sangramentos. Por isso, é preciso não fazer esforço nem mesmo com uma tarefa simples como lavar a louça.

De maneira geral, o processo de cicatrização da extração do dente siso costuma levar cerca de 7 a 10 dias. Mas, existem alguns fatores que podem influenciar o tempo de recuperação do paciente. Fumo, diabetes e outras doenças sistêmicas podem prolongar o tempo de cicatrização da extração do dente siso.

Atividades físicas, como academia, após tirar os sisos
A dentista avisa: "Evitar esforço físico por um período médio de três a cinco dias é essencial para evitar hemorragia e edema. Também é fundamental dormir com a cabeça um pouco mais elevada do que de costume.

Durante os 4 dias primeiros dias após o procedimento, passe a escova com delicadeza nos dentes e língua — estando sempre em frente ao espelho. Depois disso, use o fio dental, também com cuidado.

Tempo dos pontos caírem ou serem retirados
Porém, é indicado pelo dentista um tempo determinado para voltar ao consultório se for necessário retirar os pontos, o que depende do tipo. “Geralmente se remove os pontos 7 dias após o procedimento”, indica o profissional.

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular. Nesses casos, o dentista realizará a extração em um centro cirúrgico.

Como mencionado, é muito importante que você mantenha sempre a higiene dos pontos e dos dentes ao redor para evitar a inflamação e a contaminação. Por isso, se o ponto do dente do siso abrir ou inflamar, procure o seu dentista imediatamente.

Mas é o cirurgião-dentista quem deve dar explicar como cuidar da boca durante o período de recuperação. Ele pode recomendar que você evite escovar os dentes, cuspir e usar fio dental ou enxaguante bucal por 24 horas. Mas depois desse período você pode escovar os dentes delicadamente.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.

4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  • Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

Evitar Atividades físicas(academia, futebol, bicicleta), subir muita escada, carregar peso, abaixar a cabeça, por uma semana, até remoção dos pontos.

Quando falamos da alimentação no caso da cirurgia e extração dos dentes pode sim se alimentar de chocolate até o presente momento não há empecilho. Ao falar de sangramento importante destacar que não existe sangramento até o segundo ou terceiro dia. Em hipótese de acontecimento retorne imediatamento ao dentista.

O ideal seria que estes dentes extraídos fossem acondicionados em um banco de dentes para minimizar a poluição biológica e desta forma até serem reaproveitados nas universidades por meio da utilização em pesquisas ou treinamentos laboratoriais.

Segundo a profissional, não existe nenhuma contraindicação direta para a remoção dos 4 dentes em um único procedimento cirúrgico. “Normalmente realizamos as cirurgias por etapas, fazendo dois elementos por vez”, diz ela, “mas é possível realizar a cirurgia dos 4 sisos no mesmo momento”.

Além do incômodo e da dor, a raiz residual pode causar mau hálito. Isso acontece quando há o acúmulo de alimentos no “vazio” que o dente deixou. A região tende a ser mais difícil de limpar, levando à proliferação de bactérias. Esses sintomas podem levar ainda à dificuldade para mastigar.

As complicações infecciosas após a extração dentária incluem inchaço, dor, drenagem de pus e febre. Quando o local onde o dente ficava não é preenchido por um coágulo de sangue, pode surgir uma “alveolite seca”, que causa dor intensa e mau cheiro.

Dicas para uma recuperação mais rápida após uma cirurgia oral

  1. Aplicar frio. ...
  2. Tomar medicação prescrita. ...
  3. Siga as orientações de alimentação. ...
  4. Higiene dentária extrema. ...
  5. Assistir a visitas pós-operativas.