Pode usar WhatsApp no avião?

Perguntado por: dcardoso2 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

É uma dúvida comum entre os passageiros de avião: posso usar o WhatsApp ou outros serviços de troca de mensagens durante o voo? A resposta é : sim.

Por que não devemos usar celular durante um voo? A proibição da utilização de aparelhos eletrônicos se deve ao fato de que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos celulares são capazes de se comunicar via rede sem fio e podem ser de tamanho suficiente para causar interferências em certos equipamentos do avião.

O modo avião nada mais é do que uma formas simples de suspender a recepção e a emissão de sinal instantaneamente. A ideia é que o usuário não precise desligar um por um dos receptores, mas sim que com um único toque na tela o aparelho entre em modo de suspensão das suas antenas.

Mesmo que as regras de voo, tanto das agências nacionais quanto internacionais, permitam usar o celular, tenha sempre bom senso e sempre siga as orientações dos comissários de voo: se lhe for pedido para desligar o aparelho, desligue.

Como ficar offline no Android?

  1. Vá até às configurações de seu dispositivo;
  2. Clique em “Aplicativos”;
  3. Em seguida, vá à opção “WhatsApp”;
  4. Selecione a opção “Forçar parada" e, depois, confirme;
  5. Por fim, vá à aba "Uso de dados" e desative a opção "Dados em segundo plano".

Passageiros Gol já podem usar WhatsApp grátis nos voos da companhia

  1. Coloque seu dispositivo em modo avião.
  2. Conecte-se à rede Wi-Fi da aeronave, chamada “gogoinflight”.
  3. Digite em seu navegador “wifionboard.com” ou, se preferir, leia o QR code no assento à sua frente com a câmera do seu celular.
  4. Pronto!

No Brasil, companhias como Gol, Latam e Azul disponibilizam há algum tempo o acesso seguro ao Wi-Fi no avião. Os preços variam de acordo com a empresa, a velocidade da internet e o tempo de utilização. Os custos podem partir de R$ 7,50 por hora, como na Latam; e chegarem próximos dos R$ 100 em voos mais longos.

O que o modo avião faz, na verdade, é configurar o celular para não emitir qualquer tipo de sinal. É por isso que um smartphone configurado dessa maneira desabilita a rede WiFi, 3G/4G, Bluetooth e até a rede tradicional usada para envio de mensagens SMS e ligações.

Três das principais companhias aéreas que atuam no Brasil começaram a proibir o embarque de passageiros com smartphones do modelo Galaxy Note 7, da Samsung.

Sim, você pode levar comida no avião.
Porém, é extremamente importante respeitar as regras de segurança do aeroporto. Além disso, as comidinhas devem caber dentro da sua bagagem de mão e estar devidamente embaladas e com a data de vencimento marcada.

Power banks: O carregador portátil pode ser levado na cabine, com basicamente as mesmas regras das baterias de lítio metálico, de acordo com a capacidade.

Se você vai pegar um voo comercial pela primeira vez, é importante saber: faz frio dentro do avião. Por esse motivo, é importante sempre levar um casaco, principalmente nos casos de voos mais distantes ou internacionais.

Mesmo sem uma conexão com a internet, é possível ouvir música no avião. Para isso, basta fazer o download das suas músicas e playlists favoritas direto nos aplicativos de streaming.

Abra o aplicativo WhatsApp; Em seguida, toque no botão de três pontos no canto superior da tela; Logo após, selecione Configurações; Depois, toque em Privacidade; Toque em Visto por último e online; Na opção visto por último, escolha Ninguém; Já em quem pode ver seu status online, toque em Mesmo que visto por último.

A habilitação da restrição ocorre pelas configurações do WhatsApp. Para ocultar o status, basta abrir as definições, acessar a página “Conta”, entrar no menu “Privacidade” e tocar em “Visto por último e online”. Depois, é só selecionar a opção “Mesmo que 'visto por último'”.

Unseen. O Unseen permite que você responda às mensagens sem exibir “online” no seu status. Ele também tem a opção de resposta direto nas notificações, porém permite a resposta diretamente na tela de aplicativos de troca de mensagens, como o caso do WhatsApp.