Pode usar vírgula depois de dois pontos?

Perguntado por: roliveira . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

Nota-se que as orações posicionadas após os dois pontos têm a função de explicar ou esclarecer aquilo que antecede a elas. Em todos os casos, seria possível a utilização, também, das vírgulas no lugar dos dois pontos.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor!

Usos da vírgula

  1. Para separar elementos que podem ser listados.
  2. Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
  3. Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  4. Para separar orações independentes.

O ponto e vírgula indica uma pausa moderada (menos que o ponto e maior que a vírgula). Ele é frequentemente usado em numerações, como “O primeiro caso é simples; o segundo é o mais complexo”.

Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.

Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.

A "Vírgula" não é utilizada nos seguintes casos: Entre o sujeito e o verbo da oração, quando juntos: Atletas de várias nacionalidades participarão da grande maratona.

As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula.

Observação: se houver dois pontos antes da citação e o trecho citado termina com ponto, a pontuação final pode ficar antes ou depois das aspas: - O professor explica: "navegar, explorar o mundo é mais importante do que viver uma vida rotineira, sedentária e monótona".

Como a intenção é apenas se referir a algo bom (note que "graças a Deus" equivaleria a "felizmente"), recomenda-se manter a vírgula.

Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio.

A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto! A ferramenta sinalizada os erros gramaticais e de sintaxe.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” “A pesquisa confirmou a hipótese aventada pelos alunos, e o professor deu seu aval para a continuidade do trabalho.”

4) O “e” entre vírgulas: o “e” vai aparecer entre vírgulas quando houver duas orações com sujeitos diferentes e uma oração intercalada. O mundo parecia dolorosamente complicado para Sally, e, pelo que se podia observar, sua irmã Victoria vivia em outro planeta.

Na escrita, as expressões por favor, por gentileza, por obséquio são seguidas ou precedidas de vírgula e, se queremos enfatizar a expressão polida, ficam entre vírgulas: “Por favor, venha aqui”, “Entre, por gentileza” e “Peço-lhe, por obséquio, não comentar nada disso”.

A vírgula antes da conjunção ou apenas é obrigatória se a conjunção fizer parte ou vier depois de uma expressão ou oração intercalada: Você vai aceitar isso, de forma calma e controlada, ou você vai continuar brigando? Todos estudaram, ou deveriam ter estudado, durante o fim de semana.

O Manual de redação da Presidência da República recomenda o emprego da vírgula. E a letra maiúscula depois da vírgula? Sempre que iniciar parágrafo, usa-se a grandona — mesmo depois da vírgula do vocativo. Assim se convencionou.

Em qualquer momento que você for colocar aspas para uma citação completa, não coloque vírgula antes do abre aspas, exceto para o caso do dois pontos. Essas duas pontuações nunca vão dentro da citação, somente antes (salve o caso da citação original trazer uma ou as duas pontuações como parte da frase).