Pode usar vestido no hospital?

Perguntado por: agois . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Somente é permitido visitar pacientes e circular no ambiente hospitalar com vestimenta adequada. O uso de roupas sumárias, como shorts, saias curtas, roupas transparentes, bermudas, camisetas, trajes de banho, chinelos e calçados abertos, não é apropriado para o acesso ao hospital.

De maneira geral, não são indicadas para o horário de trabalho peças com decotes, materiais transparentes, justas ao corpo ou muito curtas. Da mesma forma, existe um consenso para evitar blusas de alças finas, vestidos, saias, bermudas e shorts durante o atendimento. E dar prioridade para roupas mais confortáveis.

Por que os médicos e enfermeiras usam roupas brancas? Além do objetivo de mostrar limpeza e assim transmitir segurança aos pacientes, o branco é uma tradição na área de saúde. Esses são os principais motivos das roupas brancas.

Vá com uma roupa confortável. Na maioria das vezes o ginecologista vai precisar examinar você – e não se preocupe, é bem rápido! O médico vai oferecer um roupão ou camisola hospitalar para você usar durante o exame.

Não se esqueça de levar:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional do SUS (CNS)
  • Risco cirúrgico (e outros exames solicitados pelo médico)
  • Objetos de uso pessoal (escova de dente e de cabelos, roupas íntimas, chinelo)

Quando o paciente estiver internado na UTI será necessário trazer apenas os produtos de higiene pessoal e chinelo.

Para garantir a segurança de todos, os visitantes não devem usar sandálias ou sapatos abertos durante as visitas. Para falar com a equipe da UTI, todos os leitos possuem a Chamada de Enfermagem, que fica próxima da cama e pode ser utilizada tanto pelo paciente quanto pelo acompanhante.

Outra recomendação às profissionais que atuam na assistência à saúde é com relação ao uso de maquiagem. As colaboradoras devem optar por um visual leve e evitar o uso de cílios postiços ou outros elementos.

Vermelho: emergência, atendimento imediato. Significa risco de morte iminente.

Uniforme para recepcionista de hospital
As peças podem ter cores diferentes, até para separar as funções de cada funcionário. Só é preciso que elas sigam a identidade visual do hospital. Podemos destacar uma grande variedade de modelos de uniformes para recepcionista hospitalar.

32.2.4.6 Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto.

O vestuário, são as roupas privativas, tais como, jalecos, uniformes e aventais. Devem ser confeccionado de material impermeável para garantir barreira de material biológico, e as- sim, ser considerado equipamento de proteção individual (EPI).

O ideal, para escolher a roupa que irá por baixo do jaleco, é apostar em malhas e algodão sem elastano, pois esses são tecidos que caem naturalmente e, com isso, não causam volume sob o jaleco. Além disso, as cores devem ser mais neutras.

1) A mulher não precisa estar depilada para ir ao ginecologista. Os pelos, além de proteger, indicam ao médico a quantidade de hormônios femininos e masculinos. Se quiser, pode depilar-se sem excesso, evitando irritações, como é permitido no dia a dia.

É fundamental tomar banho e limpar as partes íntimas com sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5). Não use cremes vaginais nos três dias que antecedem a consulta. Antes de entrar na sala do ginecologista, vá ao banheiro e esvazie a bexiga.

A depilação pode ser dispensável
Não é preciso depilar só porque tem consulta marcada. “Os pelos ajudam na manutenção do ambiente vaginal normal, além disso, sua presença não atrapalha em nada o exame ginecológico”, conta o médico.

Atestado médico (se necessário); Cartão de consulta com a data do retorno (se necessário); Exames realizados durante o período de internação, bem como aqueles que o paciente trouxe consigo; Informe de atendimento.

A pessoa que aguarda na sala de espera tem que estar preparada e disponível. Sugiro ainda que este acompanhante não esquecer de levar seus medicamentos (caso faça uso), algo para comer (biscoito, barra de chocolate, cereal) e beber (água, suco). Dependendo do tipo de exame, não é possível sair.