Pode usar ventosa em gestante?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Além disso, o tratamento com ventosas também deve ser evitado durante a gravidez, especialmente se não existir supervisão médica.

As ventosas não deveriam ser colocadas em proeminências ósseas e na coluna vertebral, além das áreas irritadas ou feridas.

Na verdade, a ventosaterapia é uma técnica e não uma profissão. Portanto, qualquer profissional da saúde, com estudo apropriado, pode utilizar a técnica.

Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.

  1. 1 – Bebida alcoólica. ...
  2. 2 – Tatuagens. ...
  3. 3 – Alimentos crus ou pouco cozidos. ...
  4. 4 – Atividades físicas. ...
  5. 5 – Vacinas. ...
  6. 6 – Doação de sangue. ...
  7. 7 – Medicamentos para dormir.

O que você não deve fazer durante a gravidez:
Não pratique atividades em que existe risco de queda (por exemplo, ciclismo de estrada ao ar livre), ou atividades com mudanças rápidas de direção (por exemplo, tênis) ou qualquer esporte de contato.

Significado da cor da ventosa
Logo a cor mais arroxeada está ligada com a menor oxigenação do sangue e ao maior acúmulo de toxinas. A cor está diretamente relacionada a dor do paciente em alguns casos. Por exemplo: a cor roxa seria uma estase severa do tecido (estagnação do sangue).

Também não é recomendado o uso em mulheres grávidas ou que estão amamentando. Além disso, pessoas com pressão alta, convulsões, ou problemas cardíacos devem consultar um médico antes de iniciar o tratamento.

Quanto custa uma sessão de ventosaterapia
Cada sessão custa entre R$50,00 e R$100,00 e dura, mais ou menos, 45min. Porém, devemos ressaltar que o valor pode variar de acordo com a sua cidade e profissional escolhido.

O tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações, sendo também um bom complemento no tratamento da celulite.

Também deve-se ter o cuidado para não queimar o paciente. Não se deve aplicar ventosa com sangria na região dos olhos e da face, nem em pacientes que sofram de anemia, tumores, doenças hemorrágicas, mulheres menstruadas ou grávidas.

Entre os diversos benefícios, a ventosaterapia possibilita o relaxamento do corpo e da mente, fortalecimento dos vasos sanguíneos, reduz dores e inflamações, melhora o fluxo sanguíneo e a circulação, eliminação de contraturas musculares e pontos de tensão.

A ventosa não pode ser deixada muito tempo no local, pois pode ocasionar bolhas, e o tratamento deve ser interrompido imediatamente. É comum o paciente ficar com manchas roxas e dores por cerca de cinco dias.

"Há várias técnicas de ventosaterapia: pode-se fixar a ventosa na pele ou, com a ajuda de um creme de hidratação da pele, deslizá-la sobre o músculo", explica Dr. Hong. "De preferência se aplica o tratamento nas regiões onde há bastante músculo, como no peito, barriga, tronco, regiões dorsais e coxas".

Realizada através de pequenos copos por meio de sucção, a terapia com ventosa promove o aumento do volume sanguíneo e possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuromoduladores. Ou seja, ela vai além de um tratamento para dor, se tornando um processo que atua também na saúde do organismo.

Já para as mamães saudáveis, com a gestação evoluindo bem, as atividades diárias da casa só precisam ser moderadas e restritas nos últimos meses da gravidez. Sobretudo tarefas de grande esforço: faxinas, movimentar pesos, agachar, subir e descer escadas.

Precisamos lembrar que ao agachar, temos aumento de pressão intra-abdominal, que pode ser transferida para o assoalho pélvico e favorecer disfunções como queda de bexiga, incontinência urinaria e hemorroidas.