Pode usar ventilador no quarto do RN?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Sim, com certeza! O ventilador pode ser usado em bebês e crianças, apenas direcione o vento de forma que ventile o ambiente e evite o vento direto no bebê.

O vento não é causa de gripe, mas realmente não faz tão bem assim para o bebê; pois ele rouba calor do corpo do bebê. Portanto, se é um bebê recém-nascido que está ainda com todos os seus sistemas amadurecendo, não é legal roubar calor do corpo desse bebê.

  1. 1° Dica - Vista o bebê com roupas leves. Vista o bebê com roupinhas leves, de tecido finos, com algodão ou malha. ...
  2. 2° Dica - Evite colocar o bebê em lugares que aumentam o calor! ...
  3. 3° Dica - Ar condicionado, Ventilado e outros... ...
  4. 4° Dica - Banhos... ...
  5. 5° Dica - Ofereça bastante liquido.

Uma dica BYZ para saber se o bebê está com frio é observar os sinais. Quando os bebês estão desconfortáveis é comum chorarem. Além do choro, tremores, a apatia e a palidez também podem indicar que o bebê está com frio.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  • Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  • Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

5 passos para acalmar o bebê para Dormir a noite toda

  1. Com uma bola de Pilates. Essa atividade pode ser utilizada em bebês com mais de 3 meses de vida, que é quando ele já consegue segurar melhor o pescoço. ...
  2. Dar um banho. ...
  3. Fazer uma massagem. ...
  4. Colocar músicas calmas.

A ordem então é manter o quarto arejado, com a temperatura bem agradável, para o conforto e segurança dos bebês. Mas a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que o ventilador de teto seja silencioso e utilizado no modo exaustor.

Na hora de dormir
Na hora de dormir, vista o pequeno em camadas e coloque um pijama bem quentinho. Evite cobertores, mantas e edredons, pois podem gerar sufocação. Se estiver muito frio, recorra aos sacos de dormir.

Criança Pode Dormir Com Ventilador? E a resposta é sim! Os papais podem sim, utilizar um ventilador no quarto das crianças, desde que com uma distância apropriada para o seu filho e sempre direcionado para a parede ou para cima, evitando que o vento vá direto para eles.

Fralda molhada ou até mesmo um elástico muito apertado da roupa podem incomodar os bebês. Por isso, quando ouvir o primeiro choro, cheque o pequeno para verificar se nada o está incomodando. Além disso, a mesma posição no berço, frio ou calor também podem gerar incômodo no bebê e, consequentemente, o choro.

Os cuidados com o recém-nascido durante o sono são importantíssimos para que ele durma tranquilo e seguro. As principais recomendações são: evitar que o bebê durma de bruços; garantir que cobertores não cubram nem a boca nem o nariz dele; e optar por roupas quentes para agasalhá-lo.

O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Em primeiro lugar, opte por peças feitas de algodão, que é um tecido leve e muito “respirável”. Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Explicamos que as mãos e os pés dos bebês, geralmente, são mais frios do que o restante do corpo. Com isso, quando a temperatura está baixa, a tendência é de que fiquem ainda mais gelados, o que requer uma proteção extra. Então, calce meias, sapatinhos e luvas.

A temperatura deve rondar os 18º e os 20º C. Temperaturas inferiores ou superiores podem levar o bebé a acordar com frio ou com calor.