Pode usar umidificador com tosse?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

O umidificador também ajuda a amenizar quadros de tosse seca e eliminação de secreção nas tosses, ajudando no processo de recuperação de gripes e crises alérgicas.

Ao usar um umidificador de ar para dormir, você não deve deixá-lo ligado durante a noite, na verdade você deve preparar o seu quarto antes de se deitar. Se deixar o umidificador ligado enquanto dorme, talvez ele trabalhe mais que o necessário e isso vai ser ruim para sua saúde.

Deixá-lo ligado o dia todo
Se você deixa ele ligado o dia inteiro, o ambiente todo fica muito úmido favorecendo a proliferação de fungos e ácaros. O ideal é ligá-lo um pouco antes de dormir ou enquanto está em determinado ambiente fechado e desligá-lo depois de um tempinho.

Certifique-se de deixar com 50% de umidificação do ar ou deixe o umidificador ligado por apenas 4 horas diárias; Umidificadores sujos podem emitir elementos nocivos que podem causar problemas respiratórios; Umidificadores de névoa quente podem queimar.

Você também pode incrementar a umidade no ar com um vaporizador ou um umidificador. As soluções nasais são perfeitas para desobstruir o nariz e descansar da congestão nasal. Vick VapoRub inalador combina mentol e cânfora para proporcionar uma sensação de esfriamento que permite uma respiração mais livre.

Beber água ajuda a manter a hidratação, umedecer a garganta e limpar o esôfago de qualquer partícula que possa estar alojada no local, provocando a tosse. O ideal é tomar goles pequenos e intercalados, para ter acesso aos benefícios desse cuidado sem ficar muito cheio e desconfortável por conta do excesso de líquidos.

O umidificador é a única forma de deixar o ar menos seco? Não, mas é uma das melhores maneiras de fazer isso. Há soluções caseiras para umidificar o ar, como, por exemplo, espalhar toalhas molhadas pela casa. Essa é uma boa solução para deixar no quarto ou à noite.

A resposta é: sim. Inclusive, o uso de soro fisiológico no umidificador de ar é indicado em dias de baixa umidade no ar. Isso se dá porque, enquanto o umidificador mantém o ar úmido, o soro ajuda na hidratação das vias aéreas e da obstrução nasal.

“Isso para quem tem problema respiratório é tão ruim quanto o ar seco”, explica. Por isso, ele não recomenda dormir com o aparelho ligado durante toda a noite, e afirma que o ideal seria ligá-lo com antecedência de três a quatro horas, e desligá-lo ao deitar-se.

Melhora os sintomas gripais
Muitos têm dúvidas se é recomendável usar umidificador de ar para bebê gripado. A resposta é sim.

Quando o aparelho fica ligado por períodos longos causa um excesso de umidade, o que pode trazer mais problemas do que o alívio, uma vez que os fungos e bactérias se proliferam em alta umidade”, explicou o especialista.

Desvantagens de utilizar umidificador de ar na escola:
Deixar o ar úmido demais, se não for utilizado corretamente. Um cenário ideal para a proliferação de fungos e bactérias geralmente quando o aparelho fica ligado durante muito tempo e sem a higienização adequada do ambiente.

Essência de Eucalyptus é ideal para uso em umidificadores ultrassônicos e na perfumaria da sua casa para aumentar a concentração e manter os níveis de energia. Além disso, é um descongestionante nasal, então seu aroma suave alivia a congestão respiratória e outros sintomas presentes em resfriados.

óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é provavelmente um dos mais populares, principalmente quando o assunto é relaxamento.

Pensando nisso, separamos cinco dicas para você umidificar o ar da sua casa.

  1. Tenha uma toalha molhada no quarto.
  2. Coloque uma bacia com água no quarto.
  3. Ter plantas dentro de casa.
  4. Tome banho com a porta aberta.
  5. Utilize umidificadores de ar.

No vaporizador, podemos colocar água pura, que evapora e os vapores vão umedecer o ambiente em que a pessoa respira. “Se você botar água fervendo e deixar aquele vapor de água no ambiente onde a pessoa está, ela vai umidificar a via aérea do mesmo jeito.

Quando se trata de doenças respiratórias, há um mito de que a alta umidade pode trazer benefícios, mas não é bem assim. O umidificador é bom para bronquite somente quando a umidade do ar está muito baixa, inferior a 30%. Em outros casos, o umidificador favorece a proliferação de fungos, ácaros e bactérias.

A aplicação pode ser no peito, pescoço, nas costas e misturado com água quente, a partir do momento que a inalação é realizada, o vapor dos óleos essenciais atuam diretamente para desobstruir as vias aéreas proporcionando alívio e conforto para a respiração.

Os umidificadores são diferentes dos difusores de óleos essenciais porque a maioria dos umidificadores no mercado atual não suporte a mistura de essenciais para distribuição no ar. Como a maioria dos umidificadores no mercado atualmente tem componentes de plástico, isso os torna incompatíveis com os óleos essenciais.

Durante o clima seco é comum o uso de umidificadores de ar em casa e no ambiente de trabalho, porém o uso exagerado pode agravar a saúde principalmente das pessoas que têm problemas respiratórios.