Pode usar tinta no pulverizador?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Aqui vai uma boa notícia para o pintor profissional que ainda não aposentou os pincéis e rolos: o pulverizador de pintura pode ser usado para a aplicação de tinta em qualquer tipo de superfície!

Em termos muito gerais, a pulverização da tinta ocorre quando a tinta é aplicada a um objeto (a superfície a ser pintada) através da pistola de ar comprimido. Quando o gatilho é pressionado, a tinta mistura (embora em alguns sistemas não se misture) com a corrente de ar comprimido e é liberada em uma pulverização fina.

As 5 melhores pistolas de pintura elétrica

1Pistola pulverizadora elétrica HVPL-W670, da Wagner
2Pistola pulverizadora Air Plus Spray, da Schulz
3Pistola de pintura elétrica PLD3120, da Dexter
4Pistola de pintura pulverizadora elétrica PEV 400, da Vonder
5Pistola elétrica pulverizadora HV400, da Intech Machine

É totalmente possível fazer pintura com compressor de ar. Inclusive, esse tipo de pintura é muito versátil. A pintura com compressor serve para pintura de superfícies mais simples, como paredes e até mesmo alguns pisos, como também estruturas metálicas.

Não, pois a diluição correta do produto aumentará sua aderência, ajudará seu alastramento, tornando o acabamento mais bonito, além de facilitar sua aplicação; faça a diluição conforme recomendado pelo fabricante.

Quando a pessoa que vai pintar não segue as instruções impressas na embalagem e adiciona menos água que o recomendado para diluição, interfere diretamente no rendimento da tinta e na aplicação. Isso porque a solução fica mais densa, o que dificulta a distribuição de tinta pela superfície.

Diluir corretamente a tinta é fundamental para garantir a aderência às superfícies. Além disso, esse processo ajuda no alastramento da tinta durante a pintura, facilita o manuseio e proporciona um acabamento mais bonito, de acordo com as suas expectativas.

Basicamente os dois são a mesma coisa, tá? A única diferença entre o borrifador e o pulverizador, tá na força do gatilho que dispara o líquido e na distância que o ele atinge. Por exemplo, o esguicho no pulverizador é mais forte, por isso, você consegue espalhar melhor o inseticida ou fertilizante.

Quanto maior a temperatura no local em que você estiver pintando, mais rapidamente a tinta secará, portanto, ligue um aquecedor ou outra fonte de ar quente perto da peça para acelerar a secagem.

À noite, na maior parte das vezes, o clima favorece: umidade do ar mais alta, menos rajadas de vento e temperaturas mais baixas. Portanto, nesse período o tempo de vida da gota pulverizada nas plantas é maior. Logo, aumentam as chances de o produto eliminar a praga com sucesso.

Os pulverizadores estão entre os itens mais práticos e dinâmicos da limpeza. E ainda podem ser muito versáteis quando separados por cor, já que fica mais fácil e seguro na hora de identificar quais produtos estão armazenados, como pesticidas, químicos, álcool ou simplesmente água.

Dicas infalíveis para usar o seu spray

  1. Adquira a tinta em spray correta para a superfície que irá pintar. Ex: plástico, parede ou metal.
  2. Sempre cubra o local que irá utilizar o spray para não haver respingos indesejáveis.
  3. Faça um experimento pequeno para se adequar a cor desejada antes de começar seu projeto.

Um bom exemplo disso é a chamada pintura airless, que, digamos, "aposenta" os pincéis e rolos tradicionais de pintura, para dar lugar a equipamentos mais modernos — mais especificamente a pistolas de pressão, semelhantes às utilizadas na reparação automotiva.

Vantagens da pistola de pintura
Justamente por usar a pulverização de tinta, a pistola proporciona um tipo de pintura mais profissional, que espalha a tinta de forma uniforme. Além disso, ela é uma ferramenta econômica, dispersando somente a tinta necessária para a pintura.

Para que serve a pistola pulverizadora? Pistola pulverizadora é uma ferramenta é indicada para pintar portas, janelas, paredes e várias outras superfícies com eficiência e economia.