Pode usar thinner em madeira?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

O thinner é um solvente muito popular em marcenarias, entretanto, é muito abrasivo e pode danificar a superfície do MDF, inclusive fita de borda. - Para as limpezas mais pesadas recomenda-se um pano umedecido com querosene, e logo em seguida um pano seco para remover o excesso.

Indicado para diluição de tintas à óleo e esmaltes sintéticos e limpeza em geral. Indicado para limpeza e desengraxe em geral.

Não, o uso do thinner como solvente para estas tintas pode causar problemas, como esbranquiçamento, enrugamento e descascamento da película de tinta.

O que não pode ser usado na madeira
Além disso, sua limpeza também não pode ser feita com equipamentos ou produtos abrasivos, como no caso de esponja de aço e saponáceo. Também não podemos utilizar produtos químicos com propriedades solventes, afinal, eles podem causar manchas no verniz e na madeira.

O óleo velho de motor consegue proteger a madeira do. sol, da chuva e até dos cupins.

É o seguinte, o thinner é ideal para remover tintas no geral, especialmente superfícies de metal. Já para a diluição da tinta, priorize sempre a aguarrás, a qual não irá alterar o resultado.

Causa dano ao sistema nervoso central. Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Causa dano ao sistema nervoso central, rins e fígado através da exposição repetida ou prolongada. Pode ser mortal em caso de ingestão e por penetração nas vias respiratórias.

Ao contrário do thinner, a aguarrás é ideal para diluir tintas, sem causar danos nas características de cada tinta, apenas a tornando mais fluida e de fácil aplicação; Lavagem a seco nas lavanderias; Aplicação em madeiras.

Diferenças: - O solvente é um produto desenvolvido normalmente para limpeza. Sua propriedade é a de destruir (solver), decompor o material do verniz comprometendo ou não a qualidade do mesmo. - O diluente (thinner), tem a função de diluir, deixar mais fluido o verniz preservando as propriedades do mesmo.

No entanto, o tiner é um solvente forte e pode danificar a pintura. “O tiner também não pode ser utilizado em carros que já foram repintados, pois existe o risco da pintura ser retirada quando o solvente foi aplicado”, explica o diretor científico da Nano4you, Fabiano Polak.

Basicamente, os termos thinner, solvente ou diluente significam a mesma coisa. São usados para solver ou diluir uma tinta.

Ao contrário da aguarrás, o thinner não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Ele também é recomendado para diluição na hora da limpeza, não da aplicação, pois pode adiantar a secagem dos produtos, enrugar e tirar o brilho da tinta.

Dilua 5 partes de verniz com até 1 parte de Solvente 1030 ou Aguarrás Iquine. Ex.: Adicione 200 ml de solvente ou aguarrás para cada 1 litro de verniz. Dilua com 20% - 30% de THINNER 1010 IQUINE por litro e aplique com pressão entre 30 a 35 psi.

É aí que a aguarrás entra! Para facilitar a remoção do pó, a aguarrás é aplicada diretamente na madeira com o auxílio de um pano embebido na substância. Apesar da possibilidade de aplicação direta na madeira, a aguarrás é mais comumente aplicada junto ao verniz, tendo assim a sua função de solvente.

Utilize 2 colheres de sopa de álcool e 2 colheres de sopa de sabão líquido para 1 litro de água. Misture bem, molhe o pano, retire o excesso e limpe a sua mesa de madeira. Outra receita que pode auxiliar é usar borra de café coado, o resto dos grãos que ficam depois de a água passar por eles.

Uma opção é utilizar o chamado stain, um impregnante pronto para uso que tem filtro solar, além de ação fungicida e hidrorrepelente. “É como se fosse um verniz, mas funciona de forma diferente. O verniz faz uma capa plástica em cima da madeira. O stain, por outro lado, é impregnado nela.

Aplicação de óleo queimado e fungicidas
O óleo queimado possui a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da madeira, evitando o aparecimento de cupins em virtude de suas propriedades tóxicas para esse tipo de inseto.

óleo de linhaça

O óleo de linhaça 100% puro é um dos óleos naturais mais versáteis: ajuda a preservar madeira, concreto, pedras; é ingrediente de tintas imobiliárias, vernizes e stains. Também é usado na fabricação de sabonetes, tintas gráficas e massa de vidraceiro.

A resposta a essa pergunta varia de acordo com as espécies em questão, porém os motivos da degradação da madeira geralmente incluem descuidos com condições ambientais, umidade, temperatura, teor de oxigênio, micro-organismos e insetos.

Você pode usar detergente, óleo de linhaça (fervido), acetona, tíner de laca ou de tinta. Tenha em mente que o tíner é um produto muito forte. Não deixe o detergente entrar em contato com pele, pois ele pode ressecá-la, deixá-la escorregadia ou enrugada. Depois de usar os produtos, lave sua mão.

Thinner PU: ideal para a diluição das tintas poliuretano e poliéster. Além disso, a Solven ainda oferece o Solven Raz, o qual é indicado para as tintas à óleo e esmaltes sintéticos.