Pode usar telefone com relâmpago?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Olha, o melhor é evitar deixar os eletrônicos na tomada quando começa a chuvarada. Isso porque uma tempestade com ventos pode danificar a rede elétrica, sem contar que os raios podem fazer com que uma descarga elétrica maior seja conduzida até as casas. Assim, o celular pode sim queimar.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento. Ou seja, uma em cada um milhão, em média, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Celulares e radiação não ionizante
Embora celulares emitam radiação, as ondas de rádio, de TV e de fornos micro-ondas também são consideradas formas de radiação. Em comum, estes 4 tipos são o que a ciência chama de radiação não ionizante.

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

Se estiver na rua, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão!

Algumas maneiras ideais de evitar ser atingido por um raio é procurar abrigo em automóveis fechados (lembrando de manter janelas e portas fechadas e não encostar na lataria). Você também pode procurar abrigo em edifícios com para-raios.

Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade. Não tome banho, tome banho, lave pratos ou lave as mãos”, observa os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Carros e raios
não são os pneus que nos protegem dos raios. Assim como no caso dos aviões, a carroceria metálica dos automóveis funciona como uma gaiola de Faraday, fazendo com que os raios passem pelo exterior da carroceria até o solo, sem prejudicar o motorista ou os passageiros.

A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão.

O lugar do planeta onde há mais raios é o lago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, o maior da América do Sul.

Os raios caem nos pontos mais altos porque eles sempres procuram achar o menos caminho entre a nuvem e a terra. Árvores altas, torres, antenas de televisão, torres de igreja e edifícios são pontos preferidos pelas descargas atmosféricas.

Espelho não atrai raios. Você pode se olhar à vontade. Mas é importante desligar os aparelhos elétricos durante a tempestade, por exemplo. Isso porque o raio pode danificar eletrônico.

O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio”, explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

Você sabia que o Brasil é o líder mundial na incidência de raios por ano, principalmente nas estações mais quentes, como a primavera e o verão? É por isso que em dias de chuva com raios é preciso tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada, e essa é a única maneira de evitar possíveis aparelhos queimados.

Embora ainda não existam estudos que comprovem o efeito da radiação dos smartphones ao nosso cérebro, é bom evitar. Mas, pode ficar tranquilo que os níveis de radiação emitidos pelos celulares não oferecem riscos à saúde.

Olha só: mesmo que seja bem raro, deixar o celular carregando enquanto dorme pode fazer com que ele fique muito quente, principalmente em contato com o lençol ou cobertor. Ele pode esquentar tanto ao ponto de pegar fogo! Olha o perigo!

Algumas recomendações contidas no guia californiano de como evitar exposição à radiação dos celulares são: deixar o aparelho longe do corpo, de preferência na bolsa ou mochila; usar fones de ouvido e autofalante, para evitar a proximidade do aparelho com o cérebro; preferir o envio de mensagens a ligações; evitar usar ...