Pode usar talco no bebê recém nascido?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Já utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação. “A criança pode acabar inalando o pó, que tem componentes tóxicos capazes de prejudicar o aparelho respiratório da criança”, alerta a pediatra.

Apesar do cheirinho gostoso, os médicos não recomendam que se use talco em bebês, porque, por ser formado por partículas minúsculas, ele pode facilmente ser inalado e aspirado pela criança, ficando preso nas vias respiratórias e nos pulmões e provocando dificuldades para respirar.

A Lara Gabriela Cerqueira, especialista da Jolivi Natural Health, respondeu ao infovital que a melhor indicação para a higienização de bebês deve ser o algodão molhado. “Para higienização segura do bebê, o ideal é usar apenas água e algodão molhado (com troca de fralda no tempo adequado).

Para evitar assaduras, muita gente usa pomadas ou talco antes de colocar a fralda limpa. No caso das pomadas, prefira as livres de petrolatos (vaselina). Já o talco pode ser perigoso, pois se entrar em contato com as vias respiratórias do bebê, pode causar problemas mais graves.

O momento ideal para usar o talco de bebê é após o banho e cada vez que for realizar a troca da fralda. Aplique o produto em suas mãos antes de passar na pele da criança, justamente para evitar que ela, ou mesmo você, respire o talco. Com o produto na palma da mão, aplique levemente na pele.

Use cremes protetores e pomadas anti-assaduras
Formulações com óxido de zinco, principalmente, são ótimas para a prevenção de assaduras. Os produtos também podem ser utilizados em áreas de fricção da própria pele, como o pescoço.

O Talco Granado Bebê foi especialmente desenvolvido para prevenir ou combater assaduras causadas pela umidade, devido à sua ação secativa. Sua fórmula, com amido de milho, mantém a pele do bebê confortavelmente seca e suave.

Dermodex pode ser utilizada para os cuidados com recém-nascido desde o primeiro dia para prevenir e tratar assaduras e vem em duas versões: Dermodex Prevent e Dermodex Tratamento.

Ele deve ser devidamente limpado com cotonete e álcool de 70% a cada troca de fralda e mantido seco até ficar preto e cair.
...
Confira o que é importante ter:

  1. Fraldas descartáveis;
  2. Algodão;
  3. Hastes flexíveis para bebê;
  4. Sabonete líquido;
  5. Frasco de álcool 70%;
  6. Tesourinha sem ponta;
  7. Soro fisiológico para uso nasal.

Roupinhas de algodão, de cores claras e larguinhas são as melhores opções. Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália.

As principais recomendações para os cuidados com a pele do Recém-Nascido são:

  1. Banho de imersão. Pode ser realizado com a utilização de banheira, Ofurô ou "balde". ...
  2. Troca de fralda. ...
  3. Cuidados com o coto umbilical. ...
  4. Hidratação da pele. ...
  5. Manutenção térmica da pele.

As toalhas umedecidas (ou lenços umedecidos) podem ser usados desde o nascimento. Inclusive, muitas marcas desenvolvem um linha de produtos exclusivos para o recém-nascido.

O talco é um fator alérgeno, de acordo com a oncologista clínica Ana Paula Dergham, que pode desencadear doenças respiratórias, como sinusites, rinites e pneumopatias, devido à exposição. Isso, no entanto, não gera câncer – embora possa causar inflamações e doenças pulmonares, até pneumonias.

Use hidratante no seu bebê
Hidratantes podem ser usados desde recém nascidos, porém alguns cuidados na escolha do hidratante devem ser tomados. O hidratante deve ser sem cheiro, hipoalergênico e com poder emoliente bom.

Evite lenços e não use talco
Já utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação. “A criança pode acabar inalando o pó, que tem componentes tóxicos capazes de prejudicar o aparelho respiratório da criança”, alerta a pediatra.

O talco ajuda a reduzir a umidade e o odor, evitando que o cheiro fique ainda mais forte. O uso ideal é entre os dedos dos pés e, também, aplicando dentro do próprio calçado.