Pode usar soro Fisiologico no umidificador de ar?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A resposta é: sim. Inclusive, o uso de soro fisiológico no umidificador de ar é indicado em dias de baixa umidade no ar. Isso se dá porque, enquanto o umidificador mantém o ar úmido, o soro ajuda na hidratação das vias aéreas e da obstrução nasal.

Se o umidificador piorar seus sintomas, suspenda o uso e capriche na hidratação. Beba bastante água e faça a lavagem nasal com soro fisiológico. Você também pode usar o recurso do recipiente com água no quarto ou ligar o umidificador de ar apenas durante um período da tarde, desligando antes de dormir.

Alivia a sinusite, rinite e o congestionamento nasal: Quando o ar está muito seco, as vias respiratórias superiores não conseguem drenar e funcionar de forma adequada. A umidade adicionada pelo umidificador trabalha para reverter esse problema.

A água utilizada deve ser a destilada. Se não disponível, pode-se usar água filtrada ou fervida, em temperatura ambiente. Nunca utilizar água mineral. O item deve ser lavado todos os dias com água corrente e sabão neutro, evitando assim o entupimento do tubo.

Não é recomendável deixar o umidificador ligado no quarto a noite toda. Sem o sol, a umidade do ar já aumenta naturalmente, e o excesso de umidade promovido pelo aparelho passa a ser um problema. O principal deles é o aparecimento de mofo e bolor, que vão provocar problemas, especialmente para os alérgicos.

A melhor delas é uma toalha de rosto úmida perto do leito, já as bacias não são efetivas porque a superfície e evaporação são pequenas. “Vale ressaltar que é importante beber água e hidratar o nariz com soro para combater o ar seco”, alerta Dr. Tamiso.

Os umidificadores são aparelhos desenvolvidos com a função de umidificar ambientes e a recomendação é que isso seja feito sempre com água limpa. Óleos e outros resíduos, como álcool contido em aromatizadores em spray ou, até mesmo, em perfumes, podem danificar o funcionamento do aparelho.

A utilização de uma água não adequada pode resultar no acúmulo de resíduos de sais minerais no umidificador de CPAP e, com o passar do tempo, o recipiente pode ficar esbranquiçado. Por ser mais pura e não conter sais minerais e outras substâncias, a água destilada é a mais indicada pelos fabricantes.

O recomendado é colocar o umidificador um pouco afastado de onde a pessoa está deitada ou sentada para deixar o ar mais úmido possível. Segundo os especialistas, o correto é não aproximar tanto o aparelho do rosto, porque assim não terá tanto efeito.

5 formas simples para umidificar o ar em casa

  1. Ter uma toalha molhada no quarto. ...
  2. Colocar um balde de água fervente no quarto. ...
  3. Ter plantas dentro de casa. ...
  4. Tomar banho com a porta aberta. ...
  5. Usar um umidificador de ar eletrônico.

O ideal, em uma limpeza de ambiente onde há uma pessoa que sofre de rinite, é fazer a limpeza com aspirador de pó e depois com pano úmido para realmente tirar a poeira solta das superfícies e cantos.

A indicação é utilizá-lo, sobretudo, em dias muito secos”, afirma o otorrinolaringologista. Graças a névoa que o aparelho exala, o sistema respiratório e as cordas vocais tendem a ficar hidratadas. Isso auxilia no alívio da tosse seca, congestão nasal e outros sintomas de resfriados e alergias.

O Umidificador digital inteligente, da Elgin é indicado para amenizar desconfortos em ambientes secos ou abafados ou de locais que tenham uso constante de ar condicionado. Além disso, o aparelho evita doenças respiratórias como sinusite e rinite e deixa o local mais agradável.

O umidificador de ar é um equipamento ótimo para épocas que o ar fica seco. Ele ajuda a deixar o clima mais agradável e pode servir ainda em períodos de calor.