Pode usar só o anel solitário?

Perguntado por: rbernardes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

O anel solitário como anel de noivado é usado na mão direita, depois do casamento, ele pode ser usado como aparador de aliança de casamento na mão esquerda e como acessório, você pode usar o anel solitário em qualquer mão.

O anel solitário é muito ligado a noivados e casamentos, mas esta peça é usada no dia a dia por muitas mulheres solteiras, ou mesmo as comprometidas que estão ou não noivas.

Então, conheça sua tradição e dicas de como usá-lo. Símbolo do amor, o anel solitário é uma joia elegante e tradicional. Cheia de significado, marca sempre uma data especial, como um noivo apaixonado que pede sua amada em casamento, ou mesmo um pai que presenteia sua filha quando ela chega aos 15 anos.

Em qual mão usar o anel solitário? O anel solitário como anel de noivado é usado na mão direita, depois do casamento, ele pode ser usado como aparador de aliança de casamento na mão esquerda e como acessório, você pode usar o anel solitário em qualquer mão.

Afinal, o solitário deve ser posicionado antes ou depois da aliança de casamento? Responder como usar anel solitário com aliança é fácil. Caso o seu desejo seja utilizar ambas as joias no mesmo dedo, o indicado é sempre incluir primeiro a aliança de casamento e, posteriormente, o anel solitário.

Mas se você está solteira(o), não se preocupe, use sem medo anéis no dedo anelar!

Uma boa opção são os colares personalizados, essa joia pode ser incorporada no dia a dia e além de tudo são peças discretas, o casal pode optar por escrever o nome dos dois no pingente, ou cada um usar o nome do seu par.

Usa-se o anel solitário de noivado na mão direita ou esquerda, já que muitas pessoas preferem usá-la do mesmo lado antes e depois do casamento. A aliança de casamento é usada na mão esquerda, portanto, é possível usar as joias na mesma mão.

Se a pessoa foi presenteada com um anel solitário, ele deve ser utilizado no anelar da mão esquerda.

Sendo símbolo da imortalidade, o ouro nas alianças de casamento são o símbolo da união mais elevada entre o um casal. Isso porque reflete a opção de um casal eternizar a união. As alianças são o símbolo maior de fidelidade e lealdade, conjugada com o dourado do amor, remete ao amor e companheirismo.

O anel de noivado é colocado no dedo anelar da mão esquerda. A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita. E, da mesma maneira, a noiva decide depois do casamento se mantém aliança e anel de noivado na mão esquerda ou se troca as duas joias de lado.

Esse anel, geralmente um solitário de brilhante, é entregue pelo pai da aniversariante e é usado em sua mão direita, no dedo anelar ou médio.

Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda.

R$ 4.900,00

Uma dica: a média do valor dos anéis de noivado comprados no Brasil é de R$ 4.900,00 , com diamante de 15 pontos.

Usar em vários dedos
O que fica especialmente elegante é usar anéis nos polegares e indicadores, especialmente se misturar peças mais delicadas com peças mais grossas. Outra combinação bastante comum é usar um em cada dedo e, nesse caso, opte por itens mais finos e minimalistas e uma peça mais marcante.

Como usar o anel solitário? O anel solitário pode ser usado como o clássico anel de noivado. Nesse caso, geralmente a joia é feita em ouro branco ou amarelo. Depois do casamento, pode ser colocado junto da aliança e até mesmo fazer parte de uma composição com aliança e meia aliança.

Todo mundo já viu ou ouviu falar do anel de coco, o acessório carrega diversos significados, podendo ser utilizado como representação de amizade, matrimônio e símbolo da comunidade LGBTQIA+.

Basicamente, o anel de noivado é presenteado num pedido de casamento, ou um casal decide por se casarem. Já as alianças, são os anéis que serão trocados no dia do casamento e representa que de fato o casal está casado.