Pode usar só a terra vegetal para plantar?

Perguntado por: emodesto2 . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Sendo assim, não use somente a terra vegetal. Existe uma mistura dela que é bastante utilizada pelos jardineiros, que leva areia e terra comum: 30% de terra tradicional, 30% de areia e 40% da terra vegetal. A areia diminui a compactação e faz a água escoar mais facilmente.

Como já comentamos, a terra vegetal se difere do solo comum por ser misturada com os restos de plantas mortas, que servem como fertilizante. Ela pode ser confundida com os substratos e compostos orgânicos, mas, há diferença entre esses produtos!

Qual é melhor: terra ou substrato? A resposta dessa pergunta depende dos nutrientes. Se a qualidade da terra for boa, ela será a melhor para sua horta. No entanto, caso desconheça a composição ou note que ela é mais arenosa, portanto, tem menos matéria orgânica, o substrato será a sua melhor opção.

Por isso, ressaltamos que a essa terra deve ser usada em plantios que buscam crescimento de plantas e fortalecimento das mesmas. Por fim, atentamos que uma consequência de sua aplicação é um solo mais úmido, afinal, a terra vegetal tem o poder de absorver água com mais facilidade.

Húmus de minhoca, terra vegetal e composto orgânico de composteira doméstica são materiais equivalentes, então a gente usa o que tiver disponível”, ensina Eduardo. Se você for plantar plantas ornamentais ou frutíferas, misture meio a meio: pedrisco ou areia grossa com terra vegetal e húmus ou compostagem.

Solo argiloso

Solo argiloso
De natureza ácida, o solo argiloso requer mistura constante de matéria orgânica. Entretanto, ele se mostra perfeito para quem quer plantar em vasos ou pequenos jardins. Em solos argilosos, invista em plantas como hortaliças, bambus, arbustos, tubérculos e flores, como violetas.

Já imaginou plantar alface, cebolinha e até tomate em casa sem precisar de terra? Com a hidroponia, isso é possível. O sistema utiliza água enriquecida com nutrientes para garantir o cultivo de hortaliças e vegetais.

A manutenção de restos de culturas como trigo, milho, aveia e milheto na superfície do solo é fundamental para o sucesso do plantio direto, deixando grande parte coberta com palha. Com o auxílio de um trator passa-se um rolo-faca ou uma roçadeira para espalhar a palha seca.

Areia. A mistura de areia de construção, terra comum e terra vegetal forma um dos substratos mais comuns à venda. Ela é permeável e acumula pouca água, ideal para o cultivo de suculentas e cactos, que precisam de pouca água para crescer e se desenvolver.

O substrato para jardim arenoso é de composição bem simples. Basta misturar uma parte de terra comum, uma de terra vegetal e outras duas de areia comum. Você vai precisar de: Misture partes iguais de areia grossa, que ajuda a deixar a terra mais porosa e drenada, terra vegetal (preta comum) e húmus de minhoca. ...

Esterco. O esterco é muito usado para a fertilidade dos solos, pois oferece alta concentração de matéria orgânica e de nutrientes às plantas, tanto os macronutrientes, como o nitrogênio, cálcio, magnésio, potássio e o fósforo, além de micronutrientes, como cobre e zinco.

- Textura: A terra vegetal geralmente tem uma textura leve, fofa e bem-arejada para permitir o desenvolvimento das raízes das plantas. Características Químicas: - pH: A terra vegetal necessita frequentemente ser ajustada para ter um pH neutro a ligeiramente ácido, adequado para a maioria das plantas.

A terra adubada também pode ser feita com cascas de bananas, por isso, se as tiver em casa, guarde! Tudo o que você precisa fazer é cortá-las em pequenos pedaços e fervê-las com muita água por, pelo menos, 15 minutos.

Ao regar as plantas, sobretudo se as regar através do prato, o sal e o limão do fertilizante, assim como a própria água, podem acumular-se na superfície da terra do vaso. Com o tempo, estes resíduos podem permanecer na terra do vaso, mesmo quando se rega as plantas "por cima" habitualmente.

A primeira coisa que requer atenção ao plantar uma suculenta é o tipo de solo ou substrato dos vasos nos quais ela será plantada. Então, que terra usar para suculentas? O ideal é que seja usado duas partes de terra adubada para uma parte de areia grossa, isso garantirá uma boa drenagem.

1 medida de perlita ou areia de construção; 1 medida de folhas secas; ½ medida de húmus de minhoca. Pique muito bem as folhas secas — elas deixarão o substrato mais leve e, conforme forem se decompondo, fornecerão nutrientes para a planta.

Calagem. O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.

O húmus de minhoca é um dos mais famosos e considerado por muitos o melhor adubo! No entanto, não é necessário ter esses simpáticos animaizinhos em seu jardim para aproveitar os seus benefícios. Hoje, é possível encontrar húmus de minhoca já preparado, pronto para ser colocado em sua horta!