Pode usar sabonete para se depilar?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O ideal, segundo a dermatologista, é tomar um banho antes da depilação, com sabonete antisséptico. E nunca se deve raspar a pele seca: sempre úmida ou molhada com sabonete neutro, para facilitar o deslizamento da lâmina e amolecer o pelo.

Entretanto, na véspera da depilação, não é aconselhável utilizar cremes e óleos hidratantes — apenas limpar a pele com água e sabonete neutro ou antisséptico será suficiente para prepará-la adequadamente.

Já usar produtos como condicionador e xampu pode trazer um risco ainda maior: como não são feitos para passar numa área grande da pele, podem até causar uma alergia ou, no caso do condicionador, entupir os poros e dificultar o processo da depilação. “Mas podemos usar géis, óleos ou cremes”, aconselha o médico.

Evite a exposição solar
Evite a exposição solar nas zonas a depilar durante as 24 a 48 horas que antecedem a depilação com cera. A exposição solar pode deixar a pele mais seca, tornando-a mais sensível e suscetível à dor durante a depilação.

Para clarear a virilha de forma mais rápida existem ainda alguns procedimentos estéticos, como o peeling químico, que promove uma descamação da pele, ou a luz pulsada, que melhora a oxigenação no local, mas que devem ser realizados por um dermatologista ou esteticista com formação especializada.

A água quente misturada com vapor abre os poros, o que reduz a dor. Aplique uma pequena quantidade de óleo de bebê ao redor da área. Isso também reduz o ardor durante a depilação. Se o pelo estiver muito grande (mais de 1,5 cm de comprimento), apare-o com tesouras.

Depilar-se durante a noite permite que a pele descanse até o próximo banho de sol. Mas atenção: deixar o creme depilatório por tempo demais, ou utilizá-lo de forma incorreta só aumenta os riscos de alergia ou reações indesejadas. 7.

Depile levemente com passadas firmes
Com passadas firmas, depile muito levemente sua virilha na direção do crescimento do pelo. Você não precisa aplicar muita pressão na lâmina. De fato, se você tiver uma lâmina afiada, ela fará a maior parte do trabalho para você.

Esfoliante de bicarbonato de sódio
A esfoliação com bicarbonato de sódio é uma ótima opção para clarear a virilha e axilas, pois promove a remoção da camada mais superficial da pele e, assim, ajuda a clarear gradualmente as manchas.

Este método de depilação utiliza disparos de laser, que nada mais são que feixes de luz de grande intensidade, para cauterizar os pelos. Portanto, o laser penetra na raiz do pelo e faz com que ele seja queimado e destruído.

A depilação definitiva é um método que atua sobre a raiz do pelo, eliminando-a e inibindo o seu crescimento. Existem 3 métodos de depilação definitiva: laser, luz pulsada intensa (IPL), depilação elétrica (eletrólise). Para cada um dos métodos é necessário ter vários cuidados, antes e após a realização do procedimento.

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

Depilação a laser: a melhor solução para remover pelos
A depilação a laser é, sem dúvidas, a melhor opção para quem deseja se livrar de vez dos pelos e ter uma pele sempre lisinha. Esse método age diretamente no folículo, destruindo a matriz do pelo e impedindo o crescimento.

Métodos indicados para a depilação perianal

  1. Creme depilatório. O creme depilatório, assim como a lâmina, é um método de depilação superficial do pelo. ...
  2. Cera. A depilação a cera é o procedimento mais indicado pelos dermatologistas para a depilação perianal. ...
  3. Laser e Fotodepilação.

Existe uma idade ideal? Como as meninas, normalmente, entram na puberdade por entre os 10 e 12 anos, essa talvez seria a idade “ideal”, ou, no mínimo, a mais comum para que elas comecem a se depilar.

1) A mulher pode depilar completamente a região íntima. 2) A remoção de pelos não aumenta a chance de infecções genitais, desde que a higiene local seja adequada.