Pode usar roupa velha como pano de chão?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Assim como é errado usar roupas velhas, até mesmo os panos de chão próprios não são recomendados. A princípio, a situação é a mesma: a chance de contaminação por vírus, fungos e bactérias é muito alta.

Nunca utilize o mesmo pano para diferentes superfícies ou locais! O ideal é trocá-lo a cada três limpezas. Dependendo do tamanho de sua casa ou se mora sozinho, esse prazo pode aumentar, mas que não passe de uma semana.

Se você quer saber como limpar pano de prato, é importante ter em mente que não se pode lavar esse item com outras toalhas, como banho, rosto, pano de chão ou pano de limpeza.

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

Doação para abrigos
O reaproveitamento dos lençóis, toalhas e cobertores antigos pode ter também uma causa nobre. No caso dos itens em boas condições, uma alternativa pode ser doá-los para abrigos para pessoas sem-teto — ou até mesmo entregá-los diretamente para estas pessoas.

Comprar roupas e objetos de brechós, então, é uma maneira sustentável de consumo, pois contribui na diminuição do lixo têxtil. Contudo, há pessoas que não gostam de utilizar roupas e objetos de brechó porque acreditam que eles podem conter energias negativas dos seus últimos donos.

Agora que você já sabe quais instruções seguir na hora de lavar a roupa, saiba quais tecidos que não podem ser passados, na maioria dos casos:

  • lã;
  • cetim;
  • seda;
  • nylon;
  • malha;
  • microfibra;
  • poliéster;
  • tactel.

O descarte de uniformes médicos pode ser realizado em toda a área da saúde, desde que não estejam contaminados.

Faxina da semana
Ao menos uma vez por semana, é recomendado dar uma geral na casa inteira. Passar pano no chão, organizar todos os cômodos e colocar as roupas para lavar.

Saiba o que usar para passar pano no chão:

  1. vassoura ou aspirador de pó;
  2. rodo;
  3. balde;
  4. pano de limpeza;
  5. desinfetante perfumado;
  6. sabão líquido ou detergente neutro;
  7. água sanitária.

Quem cuida da limpeza da casa sabe que, com o passar dos dias, a sujeira no chão só tende a aumentar. Algo totalmente natural, já que as pessoas circulam pelos ambientes, há preparação de refeições na cozinha, uso contínuo do banheiro, etc. O segredo para manter os cômodos limpos é varrer a casa todos os dias.

Dê preferência a um sabão em pó de boa qualidade. Pode colocar um pouquinho de amaciante, ficam macios e perfumados sem cheiro de gordura!

"Em um balde, coloque de 3 a 5 litros de água e, então, misture com uma colher de sopa de detergente neutro. Depois, é só usar um pano para espalhar o produto no piso. No final, você também pode passar um pano seco para tirar o excesso de umidade", recomenda a empresa.

Colocar roupas junto com peças de uso doméstico
Mesmo que o pano de prato seja branco, você nunca deve colocá-lo para lavar junto com suas roupas brancas. O mesmo vale para os panos de chão e panos de limpeza. Não é saudável e nem higiênico fazer essa mistura.

As calças, saias ou shorts jeans podem ser lavados após três ou quatro usos. Exceto quando houver derrubado algum tipo de alimento, mas no geral, esse tempo é ideal para higienizá-las, já que elas são peças básicas no guarda roupa de todos”, comenta Claudia.

Conheça algumas iniciativas: Roupas em qualquer condição podem ser levadas aos pontos de coleta do Movimento Reciclo, da C&A, ou Ecoestilo, da Renner -- programas que recebem roupas em qualquer condição que são destinadas para reúso ou reciclagem.

Roupas com partes desgastadas ou com bolinhas
Por ficarem muito aparente são facilmente notadas e mostram desleixo com o visual. Com o tempo, as malhas, lãs e lycras vão formando bolinhas na superfície. Dependendo do caso, implementos como “papa-bolinhas” podem resolver, mas se forem muitas é melhor aposentar a peça.

Após lavar e secar seu edredom, faça uma mistura de 200 ml de álcool e 100 ml de amaciante. Com o edredom ainda no varal, borrife a solução por toda a peça, deixe-o ali por mais alguns minutos, recolhendo-o em seguida. O álcool irá evaporar, deixando somente o cheiro agradável do amaciante no seu edredom.

Uma alternativa rápida é usar cadeiras como base para montar uma tenda. Para isso, separe os dois assentos e coloque-os frente a frente. Depois, é só colocar um ou dois lençóis sobre os móveis. Não esqueça de incluir um peso em cima de cada cadeira para que o tecido não escorregue e desmonte a cabaninha.

Estique um cobertor grande por cima de toda a área da cabana, cobrindo-a completamente. Estique bem o tecido para que não fique caído no meio do espaço. Se quiser um espaço mais escuro, cubra-o com dois ou mais cobertores. Use lençóis fininhos e de cores claras se quiser que a cabana tenha luz natural.

De acordo com a ANVISA, roupas ou tecidos de alto risco que precisam ser desinfetados podem ser lavados à uma temperatura entre 22 ºC e 50 ºC com uso associado, controlado e monitorado de produtos à base de cloro (como água sanitária) para ampliar o poder de desinfecção.