Pode usar roupa curta no Catar?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 29 de maio de 2023
3.9 / 5 4 votos

De uma forma geral, mulheres não podem expor o corpo do pescoço até as pernas na altura das canelas ou calcanhares. E os homens do pescoço até os joelhos. As mulheres devem evitar roupas decotadas ou com as costas à mostra. Shorts e saias curtas devem ser evitadas.

Doha (Qatar)
Há a indicação para que os visitantes evitem ombros à mostra e roupas acima dos joelhos. O site oficial do regime qatariano para o Mundial dá as recomendações sem distinguir gênero, mas afirma que "geralmente" as pessoas podem usar "a roupa que preferirem".

Roupas e vestimentas
Além disso, não é permitido ficar sem camisa nas arquibancadas e nos arredores do estádio.

Abraçar, apertar as mãos e beijar não são permitidos em público. Qualquer intimidade em público entre homens e mulheres (inclusive entre adolescentes) pode levar à prisão.

Na verdade, qualquer pessoa está habilitada a usar o adorno de cabeça. Apenas para contextualizar, xeique é um título árabe que tem mais a ver com respeito e vem da época pré-islâmica. De forma direta, significa um homem venerável com mais de 50 anos.

Há regras e rígidas restrições para se frequentar uma das mais tradicionais e culturais praias do Catar. Na chegada, o segurança avisa: nada de fotos. Biquínis são estritamente proibidos, assim como sungas. As mulheres em geral vestem burcas que cobrem o corpo todo, com algumas tendo apenas os olhos descobertos.

Tanto homens quanto mulheres, não devem usar shorts ou camisetas sem mangas para ingressarem em hospitais e clínicas médicas, shoppings e prédios governamentais. Igualmente, mulheres são proibidas de deixarem seus ombros descobertos.

Evite usar roupas decotadas demais, o ideal é se vestir discretamente; Enquanto esperar para ser atendido pela imigração, tente não fazer barulho; Tente não rir, pois isso só vai trair o seu nervosismo; Não masque chiclete ou chupe uma bala, muito menos coma alguma coisa enquanto conversa com o agente.

Também chamada de kandoora, thobe ou dishdasha, é a vestimenta do homem árabe, uma túnica feita de algodão, com mangas compridas e uma extensão para cobrir todo o corpo, é usada para não marcar o corpo e como sinal de modéstia, uma vez que todos se vestem do mesmo jeito.

A lei no Qatar, sede da Copa do Mundo, exige que uma mulher tenha a autorização de um guardião para que ela possa se casar. Esses guardiões são sempre homens - o pai, um tio ou irmãos.

De acordo com a cultura local, a sola do pé é a parte mais suja do corpo e por causa disso não deve ser mostrada a ninguém, remetendo ao desrespeito com as pessoas. O Qatar está localizado no Oriente Médio e é banhado pelo Golfo Pérsico.

Cruzar as pernas e mostrar a sola do sapato é considerado ofensivo para os árabes, que consideram essa a parte mais suja do corpo. Tocar uma árabe ou ter conduta inapropriada com ela também não é recomendado e pode render até uma visita à delegacia.

Embora o álcool não seja proibido no Catar como na vizinha Arábia Saudita, ele é vendido apenas em cerca de 35 hotéis e restaurantes internacionais. Residentes estrangeiros podem comprar álcool em lojas do governo. Beber em público é ilegal.

Não há vasos sanitários. A instalação é um buraco no chão, em que é necessário se agachar para utilizar. Também não existem pias como nós estamos acostumados.

Bebidas alcoólicas são proibidas para os moradores, mas os estrangeiros podem beber em hotéis. Para experimentar a cultura do Catar, visite um dos muitos terraços espalhados pela cidade em que você pode apreciar o narguilé.

Seis problemas a ensombrar o Mundial do Qatar

  1. Corrupção na FIFA. Em 2015, a FIFA viveu a sua pior crise de corrupção dos últimos 100 anos. ...
  2. Direitos humanos e questões LGBTQ+ ...
  3. Mortes dos trabalhadores. ...
  4. Direitos dos trabalhadores. ...
  5. Calor extremo. ...
  6. Falta de alojamento.

O público masculino pode utilizar roupas comuns, mas a grande maioria circula pelas ruas de Doha com o dishdasha, uma espécie de túnica que cobre o corpo todo. A peça é escolhida por não marcar nada e utilizada como um sinal de modéstia. Comumente a vestimenta é branca, pois ajuda a reduzir o calor.

Vestimenta Árabe
Geralmente, por influência religiosa, os povos árabes tendem a cobrir mais o corpo do que os Ocidentais. As altas temperaturas também fazem necessário o uso de véus e turbantes a fim de proteger o rosto e a cabeça.

Vale lembrar que relacionamentos homoafetivos são proibidos no Qatar, mas o andar de mãos dadas desses homens é cultural e não não remete a isso. “É sinal de respeito, amizade muito forte.