Pode usar roupa curta na Índia?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 1 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

Evite levar e usar roupas justas, decotes, shorts, saias ou vestidos curtos, sapatos difíceis de tirar e colocar (já que deve entrar descalço na maioria dos locais religiosos).

Nem mesmo calça jeans é recomendável, apenas indianas moderninhas das cidades grandes (resumidamente: Mumbai, Delhi, Bangalore) vestem enquanto solteiras. Uma vez casadas, a família do marido não costuma permitir o uso de jeans e de vestimentas fora dos padrões indianos.

Quer mais? Por aqui, no Ocidente, temos o costume de usar o preto ou o roxo para representar o luto. Na Índia, a cor utilizada para essa finalidade é o branco, que também tem uma forte ligação com o renascimento.

O sári é usado com uma blusa colada no corpo por baixo da tira de tecido, chamado de choli (ravike no sul da Índia e cholo no Nepal) e um tipo de anágua, chamado parkar ou ul-pavadai.

Evite multidões
O ideal é passar longe de aglomerações em geral (mesmo sem pandemia), mas na Índia isso nem sempre vai ser possível, já que tem muita gente mesmo. Quando der, evite trens e ônibus muito cheios e prefira caminhar por ruas que tenham movimento, mas não estejam lotadas.

O QUE VESTIR NA ÍNDIA

  1. Saias e vestidos longos. Saias midis que cubram os joelhos. Macacões folgados. ...
  2. Calças folgadinhas e ventiladas. Blusas tipo t-shirt. Leggings confortáveis. ...
  3. Sandálias rasteiras que sejam fáceis de tirar e colocar de volta. Lenços tipo echarpe para cobrir os ombros. Bolsas pequenas e sem ser de couro.

Os indianos tomam banho de balde
Mas posso dizer que a grande maioria mantém o costume do banho de balde, especialmente em cidades menores e nos vilarejos. Essa preferência pelo banho de balde, mesmo após o advento da água encanada e do chuveiro, não derivou de um único fator.

Tradicionalmente, a cultura indiana valoriza a higiene pessoal, mas observa menos a do ambiente comunitário. Lá, deve-se sempre tomar banho antes de entrar numa cozinha ou depois de fazer o número 2. Nas ruas, ambulantes fazem e servem comida a menos de 1 metro das valas onde o esgoto corre a céu aberto.

Já as poucas meninas indianas que aparecem por lá usavam biquínis por baixo de saídas de praia, que elas não tiram nunca, nem para entrar no mar. Este tipo de recato, contudo, não é esperado dos turistas ocidentais, que podem aproveitar o clima tropical para tomar sol usando biquínis.

No caso de vestido indiano mais soltinho, a rasteirinha de couro com tiras cai bem para o dia a dia e ocasiões informais. Modelos mais curtos de vestido (liso ou de duas cores), casam perfeitamente com a rasteirinha gladiadora.

Nesses casos você pode combinar com sandálias de salto médio/alto ou scarpins e peep toes. Cores neutras vão bem, mas você vai arrasar se incluir acessório dourado e prata.

O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade.

Embora Gujarat e alguns outros estados indianos criminalizem a venda e o consumo de álcool, a prática é legal na maior parte do país de 1,3 bilhão de pessoas – 22,5% das quais vivem abaixo da linha da pobreza, segundo o Banco Mundial.

Em suma, é seguro viajar para a Índia sozinha, mas segue as recomendações acima e fica ciente de que é um país que por vezes pode ser avassalador. Isto não significa que seja perigoso, mas é um destino que te exigirá um pouco mais de alerta e paciência.

Normalmente é um ponto vermelho feito com Vermilion (sulfato de mercúrio vermelho brilhante finamente pulverizado). Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) e acredita-se que proteja as mulheres e seus maridos.